Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

CARTA AOS MEUS QUERIDOS ANTEPASSADOS

CARTA AOS MEUS QUERIDOS ANTEPASSADOS
KARINA SALEH
ago. 3 - 9 min de leitura
000

É com imensa alegria e emoção que escrevo para vocês! Sei que carrego a vossa genética e é devido a ela que me identifico em diversos aspectos com vocês, queridos antepassados.

Desde que engravidei do meu filho Joaquim, hoje com 2 anos, eu comecei uma busca por autoconhecimento, lendo muitos livros e fazendo cursos, mentorias de desenvolvimento espiritual, emocional e físico.

Desde então, muita coisa mudou... eu queria ser uma pessoa melhor para o meu filho e lhe ensinar a ser um bom homem: com caráter, humildade, respeito e amorosidade de uma pessoa íntegra e carinhosa.

Conheci as constelações e comecei a pesquisar a vida de vocês e perceber que todos os padrões que carregava, por muitas vezes, eram apenas a repetição das energias das memórias acumuladas, da herança genética que eu havia adquirido do papai e da mamãe.

Bem, começo com vocês queridos avós paternos, de origem palestina e que eu não conheci. Eu sei que o papai veio ao Brasil com 23 anos, com você vovô, para se aventurar abrindo lojas de roupas e calçados... as “lujinhas”... deixando a vovó, minhas tias e tios na Palestina, para nunca mais voltar.

Eu sei vovó, o quanto foi dolorido ver o seu filho querido partir, o seu esposo partir, na esperança de que um dia iria reencontrá-los. Eu vejo a sua dor e sinto muito por tudo o que você passou. Agora eu sei o quão triste você ficou. Sei também que quando o meu pai ficou doente aqui no Brasil você queria que ele fosse para a sua terra fazer o tratamento, e ele não foi. Sei da sua dor de ver o seu filho sofrer distante sem poder fazer nada para lhe ajudar.

Eu sei vovó, que a senhora teve um recomeço de vida bem diferente do qual havia sonhado, longe de seu esposo e do seu filho, sei também vovó e vovô, que vocês viveram durante muitos anos em ambiente de conflitos e guerras, onde crianças já nascem sabendo guerrilhar... com campos minados e muitos mortos, conhecidos em zonas de guerras.

Eu entendo que a senhora teve muitos conflitos internos em relação a como as mulheres são tratadas na sua terra, não sendo capazes de se expressar e falar de seus sentimentos. Muitas vezes são caladas e tem inúmeros direitos negados, além de ter sido abandonada por seu esposo. Eu sinto muito por terem passado por isso, mas foi como tinha que ser.

Vocês souberam criar muito bem o meu pai, ele sempre foi um homem íntegro, bondoso e tinha um senso de humor contagiante. Tenho muito orgulho dele ser o meu pai, e tenho orgulho de vocês serem os meus avós.

Sei também, vovô, das suas dificuldades que enfrentou aqui no Brasil e também da sua displicência em relação a minha avó, mas eu aceito porque sei que você fez o seu melhor e foi como deveria ter sido.

Gratidão por vocês, pois se não fossem vocês meu pai não teria vindo ao mundo.

Agora vou escrever para vocês, antepassados de minha querida mamãe, de origem alemã, que sempre trabalharam na terra. Sei que vocês tiveram 6 filhos, dos quais somente a minha mãe está viva, com a graça de Deus.

Eu sei vovó, que você era uma mulher batalhadora, que trabalhava na roça, cuidava da casa e criava seus filhos. Eu vejo a senhora e vejo a sua força. Também vejo como a senhora era dedicada ao meu avô, eterna apaixonada, lhe servia em tudo, até mesmo abdicava de assistir suas novelas que você tanto amava, porque ele não queria que assistisse.

Somente via as imagens, sem os sons. Trabalhava tanto... cuidava dos outros e deixava de cuidar de si.

Eu sei pelo que a senhora passou com os meus tios que eram alcoólatras...de ver os seus filhos nessa situação e de minha única tia, tão querida e amada ter falecido aos 38 anos. Eu sei vovó, o quanto você sofreu calada por tudo isso.

O amor pelo vovô e o companheirismo que sempre demonstrou, te levou para longe de nós 20 dias após a morte do vovô

Você não conseguiu sobreviver sem seu companheiro de vida. Eu sinto muito. Eu sei do seu amor por todos, mas você fez o que podia na época e eu entendo você e não a culpo, eu amo você vovó!

O meu querido vovô, do qual eu via uma imagem tão dura, tão ríspida... confesso que às vezes tinha medo do senhor, mas sei que foi um homem honesto, que nunca deixou faltar nada à família. Mas todos tinham que o servir.

Eu sei vovô que não foi sua culpa o que aconteceu com os seus filhos, eles já eram donos de suas vidas, nada podia você fazer... e sabemos o fim que o senhor teve com esses filhos, mas nada pôde ser mudado, foi do jeito que tinha que ser.

Ancestrais maternos, eu amo e acolho vocês eternamente no meu coração.

Reconheço tudo o que fizeram e sei que tinha que ser dessa forma. Agradeço, pois através de vocês veio minha querida mamãe.

À minha querida amada tia materna, você se foi tão rapidamente e deixou um legado de amor tão grande na nossa família e nos nossos corações! Sigo seus passos de alegria, estudo... Também sei do medo que passou devido à sua doença, se escondendo e não revelando a ninguém esse segredo. Você vivia intensamente todos os seus dias, tia Nine.

Te amo e a acolho independente das suas escolhas. Era o que você tinha para o momento.

Querida mamãe, eu sei a sua dor em ter perdido tanta gente da sua família e sei da dor de ter abortado um filho sem ter certeza do que estavam fazendo naquela época. Sei que essa culpa você carrega em insônia, depressão, ansiedade e vícios... eu vou fazer de tudo para ajudar você a se libertar disso mamãe. Amo você e eu sei como me acolheu e como manteve as coisas em ordem quando o papai faleceu.

Nós sempre brigávamos muito e agora eu vejo o porquê disso, eu vim logo depois do seu aborto, vim como uma forma de compensação para você e para o papai.

Acredito que tenha, através do campo morfogenético, adquirido certa resistência a você e ao seu amor e criado muitas expectativas em relação ao nosso relacionamento. Sempre cobrei muito amor de você e quase não recebi, mas reconheço todos os seus esforços e tudo que me deu.

Eu honro a vida que tenho através de você. Eu vejo você e sinto muito por todas as dores que você passou e carregou a vida toda, eu te amo e você tem um lugar no meu coração.

Querido papai, eu sei que a cobrança por gerenciar a família e viver longe da sua família de origem foi muito grande. Eu vejo o que você passou com a sua doença, não tendo o colo de mãe para lhe acalentar. Você é a minha força, é de você que vem a força para encarar a vida. Eu entendo que você fez porque acreditou que fosse o melhor para aquele momento.

Eu vejo você e vejo a sua dor em querer ficar um pouco mais com sua família, eu deixo você ir em paz e aceito a sua partida. Sei que você é o meu anjo da guarda. Eu guardo você no meu coração e me liberto de todas as suas expectativas em relação a mim.

Meu querido irmão não nascido, você tem um lugar na minha família e no meu coração. Eu sei que a vida foi tirada de você precocemente mas eu sigo a minha vida incluindo você. Abençoe-me para que eu possa tomar a minha vida. Eu sinto muito pelo que aconteceu e sei da sua dor, mas a dor é sua não minha. Eu amo você e o vejo, mas não o sigo.

Ficarei consigo em meu coração, você é meu anjo da guarda.

A todos os bisavós, que sofreram de alguma forma, dores físicas, emocionais, eu vejo vocês e sei o que vocês passaram. Guardo todos em meu coração! Sigam o caminho da luz em paz.

Aos meus tios, incluo vocês na minha família e no meu coração, eu vejo vocês.

Agora sigo em paz, sem a dor de vocês e tomo a minha vida como me foi dada através de vocês, amo a todos. Gratidão!

Despeço-me, fazendo um pedido:

"Queridos antepassados, abençoem-me se eu fizer diferente!"

#Mod 1

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.