Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

MOD 1. OS FUNDAMENTOS DAS CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS

MOD 1. OS FUNDAMENTOS DAS CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS
SANDRA MARA SERPA
mar. 27 - 3 min de leitura
010

Pergunta-se: onde na vida desse sistema, aconteceu alguma coisa que faz com que essa pessoa, neste momento, esteja experimentando dor e sofrimento? Se não foi na infância dela, onde foi? Em qual geração foi? Com quem? E o que aconteceu?

O corpo físico do antepassado não existe mais, mas a energia, a memória de sofrimento, fica em espera. Por isso que agora, o(a) filho(a), o(a)  neto(a), etc, age de determinada forma.

É um passado que não foi incluído, vivenciado, transformado.

Então, precisamos colocar essa energia em movimento, trazendo essa memória do passado para o presente, para o agora, e vai mudar a sequência desses movimentos.

Há algo que é invisível, e que vai além de nossas palavras, é o campo morfogenético, que são os campos não físicos. Estes, exercem influência sobre os sistemas que apresentam algum tipo de organização inerente. No campo morfogenético, há uma memória comum compartilhada por todos os membros de um mesmo clan, que tenham ou não, convivido nas mesmas coordenadas de espaços temporais.

“A ressonância mórfica tende a reforçar qualquer padrão repetitivo, seja ele bom ou mal. Por isso, cada um de nós é mais responsável do que se imagina, pois nossas ações podem influenciar os outros a serem repetidas ” (R.S.)

A técnica das Constelações Familiares é uma intervenção terapêutica. Onde o cliente apresenta um tema (doença, sintoma...) que queira transformar ou solucionar.

Os três tempos da Constelação:

- colocar o problema, o tema. Toda vez que temas são colocados, algo se completa, se constela.

- perceber qual e a solução.

- tarefas: indicações de postura, de exercícios de tarefas que o cliente deverá fazer no seu cotidiano, para que aquelas soluções possam efetivamente acontecerem. Para existir a constelação, deve ter a disposição real do cliente. Se for feita a constelação, e não se experimenta a sensação de solução, não houve constelação. 

A cura é uma jornada, não é somente um episódio.

Devemos olhar para nosso cliente e ver que ele possui uma justa razão para ele estar naquele problema, estar naquela dor.

Não use seus conhecimentos sistêmicos como dogma.

Precisamos nos colocar no lugar de nossos clientes. Temos que olhar com amor o destino das pessoas, pois esse destino é construído com suor e sangue. O destino de cada um de nós, não é construído somente com graça, mas é construído com muita luta.

Na constelação, há os princípios sistêmicos, que são:

- pertencimento: todo o indivíduo por natureza, tem a necessidade de pertencer, de sentir parte de um sistema familiar, ou institucional.

- compensação: é o equilíbrio entre o dar e o receber.

- ordem: precisamos saber o nosso lugar, e agir de acordo com este lugar, tanto na família, quanto no trabalho.

#mod01

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.