Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

ORDENS DA AJUDA

ORDENS DA AJUDA
Adriana Hey Gondin da Cruz
set. 12 - 3 min de leitura
000

Módulo  8 
Neste módulo entendi melhor que para cuidar uns dos outros é preciso primeiro sabermos como. E através das Ordens da Ajuda encontramos os 05 princípios ou métricas que nos direcionam para melhor cuidar do ser e servir.

Primeira métrica: termos consciência de que só podemos oferecer aquilo que temos, mas também pedir o que realmente precisamos, que não podemos mudar as pessoas, mas ajudá-las no que elas desejam mudanças, que só podemos entregar aquilo que o outro necessita, porque não conseguimos mudar a vida alheia.

Quando temos flexibilidade e disposição para mudar, o nosso comportamento reverbera no próximo, e há a necessidade de questionarmos o que em nós nutre comportamentos limitantes e que acabam nos afetando. Quando mudamos, deixamos de consumir o comportamento limitante da outra pessoa.

Segunda métrica: devemos tomar a realidade como ela é, observar o que ocorre de forma sistêmica, considerando as causas e os sofrimentos e antes de querer sair ajudando, pesquisar e estudar todo o contexto, para conseguir ajudar o cliente.

Terceira métrica: aprendermos a tratar a pessoa como adulto, havendo uma relação de respeito e tendo consciência que se tratam de duas pessoas adultas e iguais, em que todos são protagonistas da vida.

Quarta métrica: ao ouvir o cliente, não pensar somente no aqui e agora, mas olhar a vida do seu sistema familiar, sempre respeitando, sem julgamento e considerando o contexto com amor.

Como a Mestra Olinda cita: “Você se deve colocar ao lado de quem, contra quem se tem uma queixa”, com olhar amoroso principalmente para a pessoa de quem se que tem a queixa.

Quinta métrica: Só podemos ajudar alguém, quando damos um bom lugar no nosso coração à pessoa e ao seu sistema, sem julgamentos, porque quando carregamos a mesma dor do cliente, ficamos sem forças para atender.

Ao rever este módulo consegui entender o porquê de não conseguir ajudar meus familiares, através das várias Imersões que compartilhei com eles, contando as experiências maravilhosas que tenho vivenciado e que eles não demonstram nenhum interesse em escutar e nas mudanças de curas para o nosso sistema familiar.

Tive o insight de que primeiro eu devo mudar o meu comportamento para que reverbere neles, que na verdade quando eu faço uma queixa a respeito de um tema que quero constelar ou até mesmo algo que me incomoda no dia a dia, eu preciso me colocar ao lado de quem e contra quem se tem uma queixa, porque na realidade eu não consigo mudar ninguém, e que o primeiro passo é realizar as mudanças em mim mesma, porque tenho consciência que devo ser perseverante nesta caminhada, que somente através de muito estudo e prática, eu vou conseguir servir o meu próximo.

Gratidão!.

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.