Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

MOD.05 AULA 01 CONSTELAÇÕES EDUCACIONAIS E ORGANIZACIONAIS.

MOD.05 AULA 01 CONSTELAÇÕES EDUCACIONAIS E ORGANIZACIONAIS.
Andre cassanta
mar. 24 - 6 min de leitura
000

Quando li o tema desta aula pensei em minha querida mente, vai ser mais uma explicação, uma introdução para que possamos entender a importância das escolas e organizações de ensino. Mas como diz o ditado, "me caiu os butias dos bolsos".

Pois, aqui foi uma profunda constelação, um grande entendimento sobre minha vida escolar e minhas dificuldades enfrentadas para estudar.

Sim, fui lá na minha infância, no pré escolar, onde fui para escola com minha mãe, várias crianças chorando querendo ir embora, e eu escutava de todos, você tem que ficar, pois olha que feio aquelas crianças chorando, querendo ir embora, olha que feio aqueles escândalos, e você não vai me fazer eu passar vergonha aqui né.... Assim foi meus primeiros dias de escola, engolindo o choro e o medo, pois não queria frustrar meus pais, não queria que eles passassem vergonha por minha causa, assim engoli meus medos e minhas lágrimas, pois me sentia obrigado, aprisionado em estar ali, e assim foi com o passar dos dias, tinha medo e vergonha até de falar em sala de aula, pois parecia que nada podia, que tudo que fizesse podia decepcionar, envergonhar meus pais, assim então não questionava nada, não escolhia nada, e aceitava o que vinha, mesmo não querendo,  assim foi na minha vida até poucos anos atrás.

Nunca gostei de estudar, sempre foi muito difícil para mim estudar, me interessar em ler ou até mesmo querer estudar, não conseguia ver meu futuro em nada com estudos, mas quando Olinda diz, o que seus filhos veem você fazendo, estudando ou só trabalhando, nossa caiu uma grande ficha em minha vida, pois sempre tive o olhar em trabalhar, tanto é que desde meus sete a oito anos que olho para trabalhar, pois ali trabalhando me sentia útil e enxergado, assim era elogiado e visto por eles, mas também estando ajudando meus pais, estava poupando eles dos sofrimentos, não iam precisar pagar alguém para fazer, assim ajudava eles na questão financeira, não precisa pagar, deixa que eu faço, eu aprendo a fazer para que vocês não precisem pagar...

Já tinha tomado parte desta consciência, que fazia isso para ser incluído, para ser visto por todos, e também para ser elogiado, imponderado, validado, pois nos estudos, ninguém dava bola se estava bem ou na média, a única coisa era quando ficava abaixo da média vinha as brigas castigos e xingamentos, tipo, você não faz nada e ainda não estuda, é um preguiçoso mesmo, e assim me sentia incapaz, coisa que trabalhando ajudando meus pais ou qualquer outra pessoa não sentia isso.

E sempre vi meus pais trabalhando, tanto é que muito ouvi, estuda guri, porque senão você vai ter que trabalhar igual a nós, pois nós não estudamos e estamos aqui tendo que trabalhar como uns condenados para ter alguma coisa, mas o que isso me remetia, quero ser igual a vocês, trabalhar eu sei, se não sei me ensina, tanto é que por onde passei no trabalho, sempre aprendi tudo e muito rápido e com muita facilidade, fazia com maior prazer tudo, mas se me falasse que tenho que estudar, ou se tinha alguma prova escrita para fazer, para depois assim a começar a trabalhar, já fugia ou me sentia incapaz, que não ia conseguir.

Assim me criei vendo meus pai trabalharem e nunca estudar, como se não precisasse estudar, somente trabalhar e que para trabalhar não precisava precisa estudar, pois eles não estudavam, e trabalhavam dia e noite e continuavam progredindo.

Assim foi meu primeiro contato com estudos, além de ter passado por dificuldade de ter que mudar de escola devido a greves e tudo mais, isso fez com que me afastasse ainda mais do olhar, para que estudar, se trabalhar da dinheiro e ainda não precisa estudar, para que vou estudar mesmo.

Bem como Olinda fala, as escolas geladas, muitas vezes quebradas, sem estrutura, assim tento que sair do conforto e segurança de nossa casa, sair do lado dos pais para ir a este lugar onde por muitas vezes com medo e com sentimento de desamparo, criei medo de estudar, sentimento de incapacidade e muitos outros sentimentos que me aprisionavam.

E ainda sempre escutando os professores dizendo que eram desvalorizados que ninguém valorizava o trabalho deles, mas que na verdade eles que não se valorizam, assim também entendendo que estar na escola era um lugar ruim, pois pelo que os professores falavam, era ruim estar ali na escola, era um lugar onde não era valorizado, uma profissão importante, mas que ninguém ia querer, pois não tinham valores.

Agora entendendo tudo isso me liberto muito, e entendo o porque tenho cada dia mais vontade de estudar e o porque lá dentro sempre tive esta vontade, sempre me senti inquieto, sabendo que tinha mais coisas além do que era mostrado. Pessoas bem sucedidas estudam a vida inteira, buscam evoluir todos os dias, buscam aprender com o simples ato de estar vivo.

Então queridos amigo, que possamos levar este olhar para os pais atuais e futuros pais, assim eles poderão fazer diferente e no futuro teremos sim uma sociedade muito mais evoluída, muito mais estudiosa, pois inteligentes todos nós seres humanos somos, somos seres ilimitados e únicos, então quanto mais estímulos, mais evolução, curando e libertando todo o sistema que virá daqui para adiante.

 

Butia capitata (Jelly Palm)

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.