Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

APRENDENDO COM AS SOMBRAS

APRENDENDO COM AS SOMBRAS
Juliana Machado Correia Lima
mai. 8 - 2 min de leitura
000

Ao ouvir falar das "Noites Escuras" no módulo 7,  várias recordações vieram a minha mente.

Lembrei da história de uma tia-bisavó materna que devia ter um certo grau de autismo e que na época em que era viva, não se tinha conhecimento sobre essa forma especial de ver a vida.

Quem me contou a história dela foi minha avó, e o que mais me chamou atenção em seu relato foi justamente a maneira como ela se referia a sua tia, "era meio doidinha".

A partir daí comecei a refletir sobre essa situação e, com os conhecimentos da aula, percebi o quanto de  carga essa tia carregava e como era pesada.

Naquele momento, agradeci a minha tia por ter escolhido vir com tal missão e entendi o porquê da compulsão por comida que ela tinha, pois antigamente pessoas como essa minha tia eram, na maioria das vezes, discriminadas por seus familiares e suas necessidades de afeto não eram validadas.

De acordo com as experiências relatadas por Andrew Solomon em seu livro Longe da Árvore, a aceitação de uma noite escura necessita da entrega amorosa e disponibilidade de quebrar paradigmas, o que a muitas pessoas não se disponibilizam a fazer.

Talvez pelo peso de ser diferente e o medo do julgamento alheio.

Enfim, tudo é uma questão de escolha e sabemos que toda ação tem uma consequência, porém se mantivermos o amor e a prática da mudança em nossa forma de ver o mundo  como prioridade o caminho se torna mais fácil.

Assim como minha tia, na adolescência, passei por um período de compulsão alimentar e não conseguia expor o que pensava com medo de ser excluída, pois já tinha passado por isso na escola quando criança. 

Ao entender que não estava sozinha e que não tinha nada de errado ter opiniões e comportamentos diferentes, que eu era aceita mesmo tendo opiniões contrárias as da maioria, a carência foi passando e junto a compulsão.

Hoje me sinto grata por naquela época me permitir mudar a partir dessa noite escura, pois sei o quanto ganhei com toda essa transformação.  

#mod07#asnoitesescuras

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.