Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

UM NOVO CAMINHO

UM NOVO CAMINHO
Juliana Machado Correia Lima
jun. 5 - 2 min de leitura
010

Esse foi um dos módulos mais emocionantes que eu estudei, não por estar finalizando um curso e iniciando um novo caminho em minha vida, mas por todo aprofundamento que o conteúdo me trouxe sobre a arte de ajudar.

A partir do conhecimento das Ordens da Ajuda me recordei que tal prática está presente em nossas vidas desde a infância, pois quando somos crianças o ato de ajudar é muito natural.

A medida em que as Ordens da Ajuda foram apresentadas tanto na aula quanto na leitura do livro de Bert Hellinger, percebi o quanto é necessário entendermos e praticarmos todas elas, nos nutrindo, nos curando, ocupando nosso lugar para termos as devidas condições de auxiliar o outro a amenizar ou curar seu sofrimento com equilíbrio. 

O trabalho de ajudar ao próximo, seja por meio das Constelações Sistêmicas, ou qualquer outro tipo de terapia deve ser feito com amor, objetivando a felicidade do cliente. A frase dita pela professora Olinda Guedes " Quem se importa, serve." elucida bem o que foi dito anteriormente, pois quem se importa com o outro o ama e o intuito de amenizar o sofrimento alheio também é um ato de amor.

Outro aspecto importante relacionado a prática da ajuda foi escrito por Kalil Gibran em seu livro "O Profeta", onde ele cita a seguinte explicação:                   " trabalhar com amor é tecer o tecido com fios tirados do seu coração como se sua amada fosse usar esse tecido." Neste trecho me recordei da primeira ordem da ajuda em que devemos "oferecer apenas o que temos" para que a ajuda se concretize dentro de um limite saudável. 

Portanto, vejo que o ato de ajudar baseado nas Cinco Ordens da Constelação Sistêmica , se resume em usar o amor de maneira equilibrada com atitudes maduras com o seu cliente, sem julgá-lo e nem julgar o seu sistema, mas acolhê-los assim como Deus faz conosco em todos os momentos.

Agradeço a Bert Hellinger e a Professora Olinda por toda a aprendizagem obtida nessas aulas acerca da teoria sistêmica que tanto abrange, valida e nos ensina que "todos somos um".

#MOD08conclusão

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.