Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

AS LEIS DO AMOR E OS MOVIMENTOS QUE CURAM

AS LEIS DO AMOR E OS MOVIMENTOS QUE CURAM
Marcela Toledo da Silva Vanuchi
fev. 12 - 7 min de leitura
000

As leis do amor

O conhecimento traz prosperidade. As pessoas de maior destaque nas diversas gerações carregam consigo muitos estudos. Teses são defendidas com base em pesquisa não apenas em vivências, que de fato são importantes, mas não essenciais, por isso as pessoas que estudam são prósperas.

Os princípios sistêmicos seguem as leis da natureza. Cada pessoa pertence a uma família e todas as famílias são diferentes, cada uma tem a sua própria dor, seus desafios e os seus pontos aos quais devem superar.

Segundo Patrícia Lopes Dantas, pensar sistemicamente exige uma nova forma de olhar o mundo, o homem e consequentemente exige também uma mudança de postura por parte do cientista, postura esta que propicia ampliar o foco e entender que o indivíduo não é o único responsável por ser portador de um sintoma, mas sim que existem relações que mantém este sintoma.

(Informações retiradas do site https://mundoeducacao.uol.com.br/psicologia/pensamento-sistemico.htm)

Com isso entendemos que no funcionamento de uma família um comportamento afeta e pode afetar gerações. Devemos constelar por quatro gerações que já nascem com muitos emaranhamentos e lealdades.

Lealdade

Antes da felicidade a lealdade!

O primeiro principio sistêmico é o pertencimento, todos nós temos a necessidade de pertencer, todos os membros de um sistema possuem o direito de pertencer, sendo que esta ligação transcende a moral e o merecimento. Assim, não é uma situação de ser concedido ou não o direito de pertencer. O indivíduo pertence ao grupo independentemente de suas ações.

A pessoa pertence ao grupo de origem através das memórias transgeracionais, tendo a influência dos antepassados em suas vidas, entendendo como obediência ao sistema, fazendo tudo para pertencer como forma de lealdade.

Temos uma boa consciência quando sentimos que pertencemos à nossa família, e temos uma má consciência quando precisamos temer ter colocado em jogo a pertinência à nossa família.” (Bert Hellinger em A Fonte Não Precisa Perguntar o Caminho).

Ordem

Segundo Bert Hellinger o emaranhamento é aquele comportamento que se dá quando somos condicionados para um destino que não é o nosso e não temos consciência disso, geralmente não há um reconhecimento deste papel o que dificulta para que tenhamos força de mudá-lo.

Quando a pessoa está no lugar certo ela pode se curar!

O princípio da ordem é o que direciona para a ordem das coisas, o lugar certo dentro de um sistema. Aqueles que vieram primeiro têm precedência e não preferência aos que chegaram depois. Os filhos precisam ser filhos e os pais devem ser pais.

A ordem liberta. Saber as histórias dos antepassados é dar espaço para que se possa tratar e viver uma vida mais próspera do que eles viveram. De acordo com Bert Hellinger para ser feliz você precisa ser um pouco desleal.

As constelações familiares e suas soluções

A Constelação Familiar de Bert Hellinger é uma filosofia e conhecimento com aplicação prática no campo terapêutico e do desenvolvimento pessoal. É através deste conhecimento que percebemos como nossos vínculos familiares influenciam nosso caminhar na vida.

Bert Hellinger não se conformava com os comportamentos e com sua observação entendeu que as pessoas não queriam ser da forma que agiam. Estudando os comportamentos entendeu que as constelações sistêmicas libertam as pessoas dos vínculos de sofrimento e fortalecem pelo amor e o pertencimento se transformando em felicidade, prosperidade e sucesso.

Acrescenta que mais de 50% dos problemas são de origem sistêmica. Esse trabalho é, então, uma oportunidade de descobrir de que forma continuam os enredos dentro do sistema familiar e que papéis são assumidos inconscientemente. Somente encontrando o verdadeiro papel que cabe a cada um dentro da família, pode-se sentir livre e resgatar a vida com dignidade e totalidade.

Vínculos de amor interrompido

O vínculo interrompido é o afastamento emocional. Pode ser resultado de uma perda real ou por ausência emocional. Se os pais estão sistemicamente emaranhados e usam sua energia de vida em busca de equilíbrio do sistema de origem, eles não estarão disponíveis para a crianças em sua capacidade como pais.

A interrupção pode acontecer totalmente sem intenção e contra a vontade dos pais. Esse vínculo acontecendo em uma das gerações podem perdurar por várias gerações, as crianças trazem as dores dos antepassados, muitas delas sentem as dores dos adultos.

"(…) o amor por eles se torna dor. Essa observação de que a maior parte das dores emocionais normalmente é de amor interrompido, e que essa dor é, na verdade, outra faceta do amor, é fundamentalmente importante. Embora a dor seja, na verdade, uma forma de amor, ela é tão intensa que a criança se torna bastante relutante em senti-la" Bert Hellinger.

Quando ocorre no sistema uma morte, um abandono, um desligamento, torna-se um sentimento de orfandade e causa dor no sistema. Um exemplo é quando uma avó perde a sua mãe muito cedo, fica uma dor no sistema que afeta as gerações que vêm. Filha(o) e netas(os) podem vir muito chorões. Esse é o sentimento de orfandade. Sentindo a dor do outro é uma lealdade a esse sistema o sofrimento.

O Amor do Espírito

O Amor do Espírito é o amor da compaixão, da empatia e da comunicação não violenta. Eu vejo você! Eu percebo você! Esse amor é sincero, verdade.

Bert Hellinger define que o Amor do Espírito é o amor a serviço da vida que supera os limites que habitualmente colocamos a nós e aos outros quando fazemos distinções entre o bem e o mau.

O terapeuta precisa ter um vínculo de amor com seu cliente e com a vida. É necessário que  cure as suas tristezas, frustações, sofrimentos e tudo aquilo que impede a sua vida para que tenha a capacidade de ajudar o outro.

A Bíblia nos ensina que o maior mandamento é o amor.

"O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei" João 15:12.

É importante ressaltar que amar é um mandamento, portanto, é uma decisão que deve ser tomada por nós todos os dias. Do levantar ao deitar, através de cada atitude nossa precisamos decidir amar e manifestar isso através de nossas ações. Quando temos esta consciência, enxergamos o próximo de uma maneira diferente.

#mod02

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.