Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

MÓDULO 03 - RELAÇÕES CONJUGAIS E RELACIONAMENTO PAIS E FILHOS

MÓDULO 03 - RELAÇÕES CONJUGAIS E RELACIONAMENTO PAIS E FILHOS
Christiane Andrade Neves Ferreira
mar. 26 - 3 min de leitura
000

A infância do meu pai, foi na cidade de Várzea da Palma-MG, é  o quinto filho de treze vivos e minha avó teve uns 4 não-vivos. Um menino travesso mas que desde cedo, engraxava sapatos e vendia doces para ajudar em casa.

Os filhos mais velhos costumava cuidar dos demais, porque meu avô era pescador e cortador de lenha e minha avó era do lar. Meu pai foi um menino sem infância que sempre trabalhou para ajudar os pais e não teve muitos momentos amorosos entre seus pais. Teve um infância onde apanhou bastante, porque era um menino  travesso, e naquela época muitas vezes um irmão fazia algo errado, e  se o outro risse, todos apanhavam, enfim apanhava por tudo.

A minha mãe também não teve infância, desde novinha, já cozinhava, arrumava casa, ela relata que buscava água distante da casa com uma bacia ou um balde na cabeça para cozinhar e tomar banho.

Devido minha avó ter perdido outro filho antes da minha mãe, minha bisa paterna, disse a ela que se a próxima gravidez, ela doasse o bebê para ela, a criança nasceria saudável, e assim minha avó fez a promessa, e quando minha mãe nasceu foi dada para a minha bisa.

Elas viviam na mesma casa, porém quem sempre cuidou da minha mãe, foi a minha bisa.

Quando minha bisa morreu,  minha mãe foi morar com a madrinha, meu avó era alcóolatra e minha avó separou dele e não conseguia cuidar e dar alimento para todos os filhos, eram 3 nessa época. E então minha mãe ficou na casa da madrinha ajudando na casa e cuidar dos filhos dela.

A relação conjugal dos meus pais, foi um pouco tensa durante um tempo, porque meu pai também bebia muito e eles discutiam as vezes, mas graças a Deus, meu pai nunca encostou a mão na minha mãe.

 Com o tempo meu pai foi diminuindo a bebida alcóolica e as coisas foram ficando melhores em casa, e eles fazem esse ano 37 anos de casados.

Então me dou conta que minha vida é muito abençoada porque diante de tantas coisas relatadas acima, meu casamento é maravilhoso, Deus me deu um marido muito bom, e uma filha que imponho limites com muito amor, ela me respeita e me tem como uma amiga e parceira, mesmo nos momentos que eu digo "não".

O meu casamento está baseado nos 3 pilares que a mestra citou nesse módulo, e entendi claramente que estamos no caminho certo, para vivermos muitos anos juntos, pois esse ano faremos 16 anos de casados com muito amor do coração, com um propósito lindo juntos de ajudar muitas pessoas, psicologicamente falando.

Os meus avós paternos viveram 80 anos de casados, meu avô faleceu com 99 anos e minha avó 97 anos. Fico emocionada em relatar isso porque é lindo imaginar tanto tempo ao lado da pessoa amada, e logo que ele se foi, ela falava que estava com tanta saudade, e pouco tempo depois ela se foi também.

Então, é nesses pilares do relacionamento familiar que tenho, de estar ao lado da pessoa amada e cultivar esse amor dia a dia, que levo comigo para toda a minha vida.

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.