Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

Módulo 04 - Princípio Sistêmico - Ordem "Onde há ordem, há progresso!"

Módulo 04 - Princípio Sistêmico - Ordem "Onde há ordem, há progresso!"
Ionara Butzge
dez. 25 - 5 min de leitura
000

Iniciamos este módulo perguntando: O que eu preciso fazer no lugar onde eu estou?

O professor deve dominar a "arte" de se relacionar. Seu papel é, além da transmissão e mediação de conhecimentos e técnicas de aprendizagem, o de inspirar seus alunos e criar condições para que eles possam aprender. 


Quando o aluno ou a turma não progride no aprendizado, é preciso observar  como está a "ordem" das coisas.  Primeiro observa-se a disciplina com a qual os alunos interagem e que é mantida em sala. Logo após as regras criadas devem ser observadas para manter esta ordem e as possíveis flexibilizações para que não se torne um ambiente severo e rígido demais, vindo a tornar-se insuportável. Em seguida, observa-se o ritmo de aprender e ensinar.

A organização da rotina facilita prever as coisas e como elas se "desenrolam" em sala de aula. A peça fundamental para todo este movimento é a GENTILEZA  com a qual alunos e professores  devem agir.

Docentes e escola devem criar um ambiente favorável ao aprendizado de seus alunos, criando vínculos, respeitando também a história e a famílias dos mesmos. A família precisa também ter seu lugar na escola. Quando os filhos percebem que os pais gostam da escola, eles gostarão também. 

À medida que cada um está no lugar certo, tudo funciona. Isso é a ordem.

Tanto escola como professores não devem jamais querer subjugar a família e seu papel na vida de seus alunos, mesmo no julgamento pessoal de cada um. Considerem que a família é "menos do que deveria" ou "faz menos" do que deveria. Cada um faz como e o que pode. 

Ao conhecer a história de vida dos alunos, o professor, em momentos oportunos ou propícios, poderá incluir essas vivências no trabalho com os conteúdos, pois os segmentos de história, geografia, ciências, língua portuguesa e matemática educacionais nos permitem fazer isso.

Quanto mais fácil e com sentido será para um aluno de cidades rurais aprender sobre medidas de peso e massa observando a colheita, por exemplo, ou as granjas de frangos e porcos? Trazer a vida cotidiana para a sala de aula fará a ponte para melhorar a maneira de aprender.

Alguns professores também precisam abandonar urgentemente a crença de que são melhores que pais e mães, que fazem melhor. Devem manter sua postura e seu respeito em relação a isto.  Pais são pais, não importa em que circunstâncias. 

Às vezes nos deparamos com professores adoecidos por não poderem e até por não se deixarem receber ajuda. Não devemos fazer mais do que aquilo que nos cabe. E também parar de reagir como uma criança sempre ofendida. Ser adulto é olhar para as situações e pensar em soluções e quando não conseguir sozinho, buscar ajuda. Seja dentro da escola, seja de base pedagógica, seja ajuda psicológica.

Vamos parar de desvalorizar as sensações, sentimentos e dores, buscando assim a cura para ser um  "professor encantador" de alunos.

Outro ponto importante é deixar a escola de uma maneira agradável para receber alunos e famílias. A escola precisa ser atrativa, bonita, agradável.

Seria maravilhoso se escolas tivessem a possibilidade de ofertar também aulas de canto, dança, teatro, pintura, robótica, entre tantas coisas que abrem os pensamentos e a sensitividade de nossos alunos para o belo do mundo.

A vida escolar poderia ter um pouco de jeito de casa: com cheiros, cores, possibilidades, coisas para ver e sentir, ações coletivas para realizar. Ser o UBUNTU de fato. Ser um só. Eu sou porque nós somos.

Para finalizar este módulo, é preciso chamar a atenção dos professores para a possibilidade de que a escola eduque no sentido literal sobre a gentileza, respeito, cordialidade, coletividade e disciplina. Tudo isto em parceria com as famílias.

Realizar uma construção conjunta do sujeito enquanto indivíduo e também enquanto ser social. Lembrar que a escola não é só para ensinar conteúdos. Ela é o lugar mais íntimo para uma criança quando se está fora de sua casa. Logo, a escola, os colegas e professores são referência. Sendo como pontes para a solução de problemas familiares cotidianos tais como: hábitos de higiene, alimentação e de relacionamento. 

É preciso aprender a nos importarmos com os outros de fato. Não somente de faz de conta.

Frases para lembrar:

"Onde há ordem, há progresso!"

"Estar no lugar certo nos fortalece!"

"Nunca saia de casa sem os seus pais!"( Grupos de estudos da P.S. e C.S.F entenderão).

"Escola com jeitinho de casa!"

"UBUNTU: Eu sou porque nós somos!"

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.