Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

A ARTE DA GUERRA E AS CONSTELAÇÕES

A ARTE DA GUERRA E AS CONSTELAÇÕES
Clarice Souza Bento Paz
jun. 1 - 3 min de leitura
000

COMPARAÇÃO ENTRE O LIVRO A ARTE DA GUERRA E AS CONSTELAÇÕES

O livro A arte da guerra de Sun Tzu permite fazermos uma conexão com a filosofia das Constelações Sistêmicas de Bert Hellinger. Ao compararmos a obra e a filosofia sistêmicas das constelações podemos observar que:

Como diz a mestra Olinda durante a sua aula do Módulo 08, para vencermos a guerra precisamos conhecer o terreno da luta, pois não basta ter armas potentes se você não conhece o seu inimigo.

Ainda, do livro podemos citar:

“Será vitorioso aquele que sabe quando lutar e quando não deve entrar na guerra, aquele que sabe usar tanto as grandes como as pequenas forças, aquele que tem as tropas unidas pelo mesmo propósito, aquele que é prudente e fica na espera pelo inimigo cujos generais são capazes e não sofrem influências de um soberano.”

Nas Constelações, também, um bom constelador deverá saber quando possui ou não condições para atender o cliente. Não havendo esta condição ele deve, com toda honestidade e respeito, dizer-lhe que aquele problema não se encontra em seu coração.

Da mesma forma, um bom constelador não deve sofrer influências de seu constelado, pois a sua intervenção deve ser realizada levando em consideração os princípios da Constelação Sistêmica (pertencimento, compensação e ordem) e as métricas da Ordem da Ajuda, de forma que a cura possa ser promovida.

Um bom constelador saberá quando e como intervir no processo; saberá ler as informações do Campo e as manifestações de seu cliente.

Um bom constelador deve trabalhar de forma respeitosa o seu cliente, bem como, tratá-lo com honradez e amorosidade.

Sun Tzu em seu livro Arte da Guerra diz:

“Conhecendo o inimigo como conhece a si mesmo, a vitória nunca estará em perigo, conheça o terreno, conheça o clima, assim a vitória será total.”

O constelador que conhece e respeita com profundidade os princípios sistêmicos, que conhece o seu terreno, também garante a cura de seu paciente. Conhecer o território de seu cliente o levará saber quais são os recursos que poderão ser utilizados para a cura dele.

Sun Tzu, filósofo-estrategista, foi um general chinês que viveu de 544 a 496 a.C. e sabiamente já aplicava um dos princípios sistêmicos que, posteriormente, foi ensinado por Bert Hellinger: o princípio da hierarquia, da ordem.

Respeitar os que vieram antes significa olhar para o nosso antepassado e compreender que só existimos porque eles, também, existiram.

#mod08

 

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.