Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

MÓDULO 1 CARTA AOS ANTEPASSADOS

MÓDULO 1 CARTA AOS ANTEPASSADOS
Ieda Maria Athayde Peixoto Sol
abr. 8 - 3 min de leitura
000

Hoje ao concluir a sexta aula do módulo 1, do curso de constelação real de Olinda Guedes, recebi a tarefa de escrever uma carta aos meus antepassados, colocando todos os meus sentimentos, agradecimentos e medos nesse relato.

Antes de iniciar a tarefa procurei ler alguns relatos e livros que  temos  sobre a historia de nossos  antepassados.

pesar de ter conhecimento de parte da historia, revivê-la, foi muito gratificante.  Meus descendentes paternos vieram de Portugal, da região de Leiria, para o Brasil, acredito que na época do ciclo de ouro, em busca de melhoria de vida.

Meus antepassados paternos todos sem exceção, foram homens de muito trabalho, honestos e de trato fácil  e muitos amigos. 

Homens e mulheres que empreenderam em busca  de propiciar melhor qualidade  de vida e segurança a seus descendentes.

Cada um em seu tempo desempenhou um papel de importância para a formação em todos os sentidos da nossa família.

Todos nós, inclusive eu e meus filhos, somos  ligados ao campo.

Os primeiros relatos de aquisição de uma propriedade rural, na família,  data de 16 de novembro de 1876, com a aquisição da fazenda santa Ana do poço, por meu bisavô Carlos da Cunha Peixoto  e  que até hoje pertence a família.

Quero agradecer a todos eles por nos terem  ensinado diversas coisas entre elas;  o trabalho, o amor a família, o respeito, a hierarquia, o amor ao próximo, a generosidade, a fartura para com o próximo, a cautela, a  fé e a religiosidade.

Hoje olhando minha história pregressa percebo claramente que a influência que recebi de meus ancestrais, a minha memoria genética, é feita na sua maioria de passagens positivas e que estas, são as responsáveis por essa vida harmônica e feliz que tenho junto a minha família.

Reconheço as lutas diárias  e as dificuldade vividas por meus ancestrais que na época moravam em uma região de difícil acesso e de difícil condição de vida e venho aqui hoje honrar a todos vocês por isso.

Reconheço  as dificuldades enfrentadas por meus descendentes maternos, pela luta pela sobrevivência diária e pelo trabalho.

Agradeço  a todos por nos  ensinar  o valor da organização, do trabalho, de dedicação ao objetivo escolhido e principalmente pelo amor as artes e cultura.

Reconheço e honro  a profissão de meu avô materno David que perdeu a vida num enfrentamento político .

Agradeço a meu avô Silas  e a minha avó Edite  por terem cuidado de minha mãe após a perda de seu pai biológico  e a todo carinho que dedicou a mim e a meus irmãos na época que moramos com eles.

Agradeço  a todos meus ancestrais por terem arado a terra e semeado o campo e nos propiciado uma colheita farta de amizade, amor, companheirismo, saúde, energia para o trabalho, de apreciar as pequenas coisas da vida  e principalmente por eu ser  feliz.

Reconheço também que existem emaranhados na vida que ainda persistem e necessitam ser resolvidos e que cabe a nós descendentes, pertencentes a este sistema , resolvê-los.

Mas finalizo o meu relato honrando agradecendo   e respeitando toda a história de vida de meus ancestrais .

 

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.