Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

MÓDULO 1: FUNDAMENTOS E PRINCÍPIOS DAS CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS

MÓDULO 1: FUNDAMENTOS E PRINCÍPIOS DAS CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS
Eliziane Schaefer Buch
jun. 16 - 3 min de leitura
000

As Constelações Sistêmicas foram criadas por Bert Hellinger, um alemão que, enquanto estava preso em um campo de concentração, iniciou algumas observações que prosseguiram após trabalhar como educador em uma tribo de zulus na África. Estas observações referem-se ao comportamento das pessoas e famílias com relação à vida. Ele percebeu que a história de vida das pessoas, sofrimentos e sintomas não vinham da infância, vinham da ancestralidade.

A energia se propagava nas gerações e permanecia à espera de ser incluída, vivenciada, transformada por alguém no futuro.

 Após estudar ciência, física, filosofia, biologia, psicologia, psicanálise, juntou os conhecimentos com suas observações e deduziu que, para mudar e transformar aquela situação, era necessário trabalhar com o campo morfogenético, estudado por Rupert Sheldrake.

Assim, trazia a memória do passado para o agora e mudaria esta energia.

O campo é onde os representantes (pessoas, bonecos, objetos, cavalos) irão tomar a energia dos personagens e representar como um teatro. É no campo que está a energia que podemos mudar, movimentando os representantes para modificar a história, o sistema. Ou colocar ordem, para incluir o que está excluído, para organizar o que está emaranhado, para equilibrar o que está em desequilíbrio.

 A técnica das constelações deve ser utilizada como um estilo de vida, pois auxilia a melhora da vida em vários aspectos: saúde, prosperidade e relacionamentos. Uma constelação segue a sensibilidade do constelador e insights do constelado através de exercícios de respiração, meditação e diálogo. É necessário dividir a seção em 3 tempos: apresentação do tema, desenvolvimento e solução com tarefas.

Maturana e Varela, biólogos que desenvolveram as leis da vida, que dizem: ¨ Na natureza tudo pertence, todos pertencem, sem julgamentos”.

As constelações seguem os princípios sistêmicos ou as ordens do amor:

1) Pertencimento: nas famílias, os integrantes fazem tudo para pertencer, vão pertencer pelo amor ou pela dor; 

2) Hierarquia ou Ordem: em que todos os membros possuem um lugar na família. Os que vieram antes tem precedência. A ordem traz equilíbrio, paz, amor e progresso;

3) Compensação ou equilíbrio entre o dar e receber: quando fazemos o bem, recebemos o bem. O amor dos pais para os filhos é gratuito, porém, os pais querem que os filhos sejam bons, justos e felizes. 

Precisamos curar nosso coração para curar os outros. Ter compaixão pelo outro é ter amor, entender sem julgar, ver o outro, sentir a dor do outro para ajudar na cura, com empatia.

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.