Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

CONSTELAÇÃO NA ÁGUA

CONSTELAÇÃO NA ÁGUA
Ieda Maria Athayde Peixoto Sol
ago. 6 - 3 min de leitura
000

Nesse módulo estudamos sobre as constelações na água.

Antes de tudo é importante reconhecer, que o principal fator para que a constelação seja efetiva e encontre soluções para os conflitos e emaranhamentos do cliente, não é o recurso utilizado como por exemplo Playmobil, tampinhas de garrafas coloridas, pétalas de flores entre outras.

O mais importante é estabelecer com o cliente uma atmosfera de amor, cumplicidade e  empatia. Só conseguimos ter sucesso na constelação,  quando abrimos nosso coração para receber o nosso cliente.

Nossa professora Olinda Guedes  é  a criadora da metodologia de constelação na água, utilizando como recurso os bonecos de EVA nas cores branca, preta, azul, amarelo, verde e vermelho. Cada cor tem um significado, como também a posição  que o boneco ocupa após o seu deslocamento na água.

Interessante também perceber como a constelação na água toca o coração do cliente. A cada movimentação dos bonecos, seguindo o campo, fica visível a emoção do cliente.

Mas, é importante termos a consciência que não é o recurso, bonecos, sejam de Playmobil ou de EVA, que potencializam uma constelação. O recurso, é claro, ajuda mas, o mais importante, é a conexão do constelador com o sofrimento do cliente e com seu sistema.

É imprescindível que  o constelador tenha a consciência de que ele não é a peça mais importante numa constelação. Na verdade, a pessoa mais importante é o cliente. Tudo que faz sentido para o cliente é verdadeiro, o constelador é apenas coadjuvante.

O constelador  deve  estabelecer uma relação harmoniosa, de empatia, recebendo as emoções do cliente com o coração e principalmente sem  julgamentos.

O aprendizado das constelações é sensorial, vai além das palavras. É necessário que o constelador utilize mais o coração e palavras amenas, que não firam o coração do cliente, por isso é que a nossa professora Olinda Guedes nos indica a ler muitas poesias, para que possamos enxergar e também verbalizar as nossas emoções sentidas  durante a constelação de uma forma poética.

Durante o curso foi muito impactante para mim ver, constatar, como as constelações na água mexem com as pessoas.

Ao visualizarem  através das constelações  algo sobre si ou sobre seu sistema, as pessoas ficam gratas e aliviadas por vivenciarem formas de solucionar emaranhamentos dentro do sistema. Por  estarem conseguindo seguir adiante , conscientes do problema mas, livres, por aceitarem e reverenciarem  as pessoas ali envolvidas, podendo  seguir em frente.

Não tenho a pretensão de me tornar uma consteladora, mas consigo perceber durante esse tempo do curso as mudanças que ocorreram com o meu modo de ver a vida, claro, mudanças para melhor, que foram incorporadas por mim.

Grata a todos os envolvidos nessa transformação, a professora Olinda Guedes e seus colaboradores, principalmente a Suzi e Sizumi e aos colegas.

#mod10

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.