Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

CONSTELAR É COMPLETAR! CONSTELAR É TOCAR O CORAÇÃO E A ALMA!

CONSTELAR É COMPLETAR! CONSTELAR É TOCAR O CORAÇÃO E A ALMA!
Lidiane Teixeira de Carvalho Frenhan
abr. 25 - 7 min de leitura
0100

  #MÓDUL10 - MÉTODOS DAS CONSTELAÇÕES NA ÁGUA

          Numa constelação existem 3 elementos principais que são fundamentais para que o processo terapêutico seja efetivo, toque o coração e alma do cliente:

  • Os recursos: os recursos utilizados como representantes são potenciais para tocar o coração do cliente, para levá-lo a entrar em contato com suas imagens internas, que o ajudem a se conectar com tudo que foi esquecido, ignorado, excluído, com tudo que está ali, além do aparente sustentando aquele sofrimento. Estes recursos podem ser induções verbais, hipnóticas, ou recursos com elementos externos, visuais como: pessoas, bonecos, figuras flutuantes, cavalos, flores, enfim, existem inúmeros recursos que podem ser utilizados, mas o que traz resultado para a vida do cliente não são, única e exclusivamente, os recursos utilizados, mas sim a conexão do terapeuta com cliente. 
  • O terapeuta (constelador): além dos recursos utilizados se faz necessário um terapeuta conectado com o sofrimento do cliente. Quanto mais o terapeuta sistêmico dá um lugar para o cliente em seu coração, mais conseguirá atuar de forma potente trazendo resultados efetivos. Um terapeuta que trate o cliente com empatia, com hospitalidade, que faça daquele momento um momento de conversa proveitosa com diálogos construtivos de autodescobertas. Um terapeuta comum conhecimento razoável de recursos que toquem o coração do cliente, que faça diferença ali, naquele momento, naquele atendimentos que é único e exclusivo para cada pessoa (ou família, ou empresa,...).
  • O cliente: também é necessário um cliente com o coração aberto. Disposto a fazer tudo o que for necessário para se curar. Que esteja ali porque sentiu que precisava, porque sentiu que era chegada a hora e não apenas porque a esposa disse que ele precisava, porque a mãe mandou que o fizesse. É necessário que os dois (terapeuta e cliente) estejam ali numa conexão de humildade, de entrega.

          Olinda nos ensina que os recursos são apenas caminhos, são ferramentas e que uma constelação não é adivinhação, mas sim um momento em que se faz necessário todo um estado de presença para que o universo mostre, através do campo, aquilo que está no inconsciente do cliente, venha à tona em seu consciente, e toque profundamente a sua alma.

          Para isso Olinda Guedes, desenvolveu um método de constelação na água com os bonecos de E.V.A.  “Esse é um método de constelação que têm uma vantagem, para constelações individuais, porque é visível a forma como os objetos flutuantes se movem, de acordo com o campo do cliente, de acordo com o tema do cliente e que esses movimentos tocam profundamente o coração do cliente. ”

           Por quê na água?  Porque a água é um elemento fundamental para se trabalhar com nossas emoções. Porque a água ajuda a trabalhar com emoções que estão estagnadas, que estão ignoradas ou que estão desorganizadas. Porque a água tem uma similaridade, não só arquetípica com o fato de termos sido gerados em ambiente aquático, de que nosso corpo é composto por cerca de 70% de água, etc. Mas, também, porque a água tem uma similaridade com a física, com a mecânica, com a nossa estruturação.

      Porque a água está ligada com o nosso corpo, com a nossa energia, com nossa frequência. A água é catalisadora da vida: onde tem água tem vida! (Se tem água tem vida!). E tem também a tigela redonda, transparente, que nos lembra o ambiente uterino, lembra o planeta, lembra as formas eternas, mas também lembra o campo, límpido, transparente, circular.

          Nesse método criado pela Olinda há algumas pistas, as gramáticas das constelações, que servem para ajudar o terapeuta a melhor enxergar a realidade, como por exemplo, o que cada cor de cada figura representa, as figuras adultas e infantis, por exemplo um cliente escolher uma figura criança para representa-lo é uma informação importantíssima para o campo, as figuras masculinas e femininas, o posicionamento das figuras na água.

      Tudo é informação, que ajuda o terapeuta a entender sobre a vida e o corpo de dor cliente. Mas Olinda nos ensina que “o que vai realmente tocar o coração do cliente é aquilo que ele vê ali, aquilo que ele sente ao ver aqueles movimentos, aquilo que ele lembra ao ver certos movimentos. ”

      Até o posicionamento do cliente diante das figuras, como por exemplo, a dificuldade em tocá-los é informação do campo. São informações também as sensações corporais do terapeuta, as sensações corporais do cliente, a postura corporal do cliente, o comportamento do cliente, tudo é informação!

          Eu confesso que todas as vezes que via a Olinda fazer atendimentos com este recurso ficava um tanto cética. Quando eu adquiri o kit, o fiz mais como que uma obrigação, mais como um “pagar para ver! ”. Mal sabia eu! No dia em que a caixa chegou, eu comecei a agir como uma criança, não entendia porque estava agindo daquela forma, mas me sentia ansiosa , inquieta para abrir logo a caixa. 

         Eu não me lembro da última vez que senti uma emoção tão grande diante de um "presente"  como a que senti naquele momento, enquanto desembrulhava a caixa, eufórica e emotiva e pude , não só ver, como tocar naqueles bonecos, lágrimas rolavam incontrolavelmente, meu corpo tremia, era como se eu quisesse aquilo há muito tempo e finalmente estavam em minhas mãos. Palavras são insuficientes para descrever o que senti naquele momento.

          Como nos ensina a Olinda: tudo é informação! Então pude compreender que não se trata de algo comum, não são só figuras quaisquer de um material qualquer, mas que são instrumentos.

        Como diz a irmã Neiva: Deus pra quem é Deus, universo pra quem é de universo,..., mas pra mim, se tratam de instrumentos sagrados para serem colocados à disposição das pessoas, para transformar a vida delas através dessa intervenção, e que se confirmou, para mim, ainda mais no dia em que a Olinda fez o exercício de colocarmos nosso representante e o representante dos nossos pais e avós.

       Ao ensinar o significado das cores e o posicionamento das figuras, tudo se confirmou, muitas fichas caíram, muitas coisas se completaram.  

        É muito intenso, muito profundo, muito tocante! 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    0100

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.