Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

CONSTELAÇÕES ÉPICAS – FUNDAMENTOS

CONSTELAÇÕES ÉPICAS – FUNDAMENTOS
Terezinha Splitter Pitillo
ago. 5 - 3 min de leitura
000

MÓDULO 11 - BÔNUS III: CONSTELAÇÕES ÉPICAS – FUNDAMENTOS

Um curso de fundamentação: Constelações Épicas para tratar dos temas de maior complexidade no sistema: abortos, assassinatos, abusos, conflitos familiares etc.

As constelações épicas são um divisor de águas, em temas difíceis dentro do sistema, como a de vida e morte, abortos, irmãos gemelares, e é uma característica principal das constelações épicas, olhar para as soluções.

A constelação épica exige de nós uma reconciliação, uma tomada de decisão e posição.

É fundamentada no perdão ela não tem como acontecer se não tiver como estrutura o perdão, o terapeuta tem de suma importância conduzir o cliente dentro da constelação o perdão, sem perdão não há cura.

Quando estamos trabalhando as constelações épicas, precisamos ter muito cuidado para tocar o tema vida e morte, nos orienta professora Olinda. Dentro do tema o ressentimento pode vir à tona.

A constelação épica é uma abordagem sistêmica criada pela professora Olinda Guedes, ao longo de anos de trabalho.

Ela foi aplicando e observando o movimento do campo na busca de soluções para seus pacientes, os temas ligados com o início da vida e com a morte, abortos provocados e espontâneos, filhos ignorados e crianças não nascidas, que não ganharam seu lugar, e os grandes sofrimentos da humanidade.

“Segundo Mariane Frank, os filhos mostram tudo aquilo que os pais escondem em seu coração”. A Professora Olinda, propõe que os pais  incluam os , fazendo algo para lembrar a criança na família.

Uma mulher teve filho abortado pode sentir fortes dores e ter fibromialgia por estar em ressonância com o filho. A cura vem quando acontece o movimento sistêmico, fazendo o reconhecimento e a inclusão. A forma como se lida com o aborto deve ser levado em conta. Quando a família já incluiu seu filho eles se referem ao filho de maneira diferente, se perguntarem quantos filhos têm o casal, vão contar todos inclusive aquele que abortou também.

Muitas vezes os temas trazidos estão ligados à memória transgeracional e não à memória pessoal, o que demanda uma escuta cuidadosa e uma percepção de forma sistêmica, onde tudo que é colocado faz parte de um todo e os sofrimentos vem ao longo de gerações, deixando marcas e impossibilitando, desencorajando o sujeito a buscar soluções que tragam a cura de seus sintomas, para que ele possa viver em plenitude a sua vida.

As constelações nos proporcionam um aprendizado sensorial, pois vão, muito além das palavras. O que é dito é muito importante, mas as expressões corporais, as sensações, as acolhidas pelos participantes e ao final, a demonstração de um estado de paz do cliente, é algo que envolve a gente e muitas vezes dispensam palavras.

#Gratidão.

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.