Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

MÓDULO 11 - CONSTELAÇÕES ÉPICAS

MÓDULO 11 -  CONSTELAÇÕES ÉPICAS
Siuvana De Souza Salomão
jul. 25 - 3 min de leitura
000

 

Método criado pela nossa querida professora e mestra Olinda Guedes, as constelações épicas trabalham situações de memórias traumáticas.

Em vários anos de trabalho Olinda foi aplicando e observando o movimento do campo na busca de soluções para seus pacientes, os temas ligados com o início da vida e com a morte, abortos provocados e espontâneos, filhos ignorados e crianças não nascidas que não ganharam seu lugar e os grandes sofrimentos da humanidade.

Os clientes procuraram o constelador para resolver emaranhamentos e o que chega de forma clara para o terapeuta se torna muito mais fácil de ser compreendido. Um dos exemplos que Olinda no traz é que as crianças hiperativas estão fazendo por quem não teve um lugar no seu sistema.

Outra forma de manifestar a exclusão é quando um casal diz que têm três filhos e ignora os filhos não nascidos, relatam que um dos nascidos vive no mundo da lua, parece que sempre está procurando por algo.

Mariane Frank nos ensina que “os filhos mostram tudo aquilo que os pais escondem em seu coração”. A Professora Olinda propõe que os pais nesses casos incluam os filhos não nascidos, fazendo algo para lembrar a criança na família.

Um dos grandes questionamentos que fazemos, considerando que 95% das gestações começam gemelares, é como saber se tive filho gemelar?

A mulher engravida de gêmeos e pode ser que nos primeiros dias um pequeno embrião é expelido, pode acontecer um sangramento, a mulher vai ao médico e fica tudo bem, ela nem imagina que naquele sangramento ela estava perdendo um filho o feto que ficou nasce e com o passar do tempo passa a ter comportamentos do tipo: inventa irmão que não existe, quando ganha algo diz ganhou do irmão, tem amigo imaginário, etc.

Nos gêmeos sistêmicos, uma gravidez é muito próxima da outra e o bebê fica em sintonia com o irmão que nasceu antes ou depois dele.

Crianças que nasceram com dois anos de diferença são considerados sistêmicos, quando uma dessas crianças é muito disfuncional tem que ser incluído através de constelação no sistema familiar, o relacionamento abusivo entre irmãos, o amigo imaginário, e muito ciúme do filho durante gravidez da mãe é indicio de gemelar. Querida mamãe cadê os filhos não nascidos?

Para Olinda Guedes, o sofrimento nada mais é que deixar para depois, deixar de fazer o que gosta para depois e correr o risco desse dia nunca chegar, não existir no calendário.

A benevolência, a compaixão e a caridade são infinitas oportunidades de se praticar o bem, o tempo é precioso e muitos dão total prioridade aos entretenimentos, perdem tempo deixando de utilizar com coisas preciosas que a vida oferece.

Tempo é vida, tempo é mãe. Devemos honrar nosso tempo!

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.