Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

LEIS DO AMOR

LEIS DO AMOR
Siuvana De Souza Salomão
jun. 8 - 4 min de leitura
000

Assistir às aulas da Olinda me fez perceber a grandiosidade de Bert Hellinger e o quanto a Ordem, o Pertencimento e o Dar e Tomar impactam na minha vida.

Somente em 2019 conheci as Constelações, em 2020 me aprofundei nos estudos e permaneço até aqui, um caminho de muito amor e muito aprendizado.

Sobre a Ordem percebi que só se estou no meu lugar de força posso ser saudável. Distinguir entre preferência e precedência também foi muito importante, pois mesmo casada e com filhos, por muito tempo permaneci no campo da família de origem e nenhum casamento é saudável dessa forma.

A ordem deve ser respeitada para que os relacionamentos deem certo, pois só o amor não basta. É necessário estar em concordância com esta Ordem, tanto na minha família de origem quanto na atual, o mesmo na esfera profissional.

Bert Hellinger discorre sobre a ordem em um poema lindíssimo, na sua obra “No centro sentimos leveza”, p. 89:

“O amor preenche o que a ordem abarca.

O amor é a água, a ordem é o jarro.

A ordem reúne,

o amor flui.

Ordem e amor atuam juntos.

Como uma linda canção obedece às harmonias,

o amor obedece à ordem.

E, como é difícil para o ouvido acostumar-se

às dissonâncias, mesmo que sejam explicadas,

é difícil para a alma acostumar-se ao amor sem ordem.

Alguns tratam essa ordem

como se ela fosse uma opinião

que eles podem ter ou mudar à vontade.

Contudo, ela nos é preestabelecida.

Ela atua, mesmo que não a entendamos.

Não é inventada, mas descoberta.

Nós a depreendemos,

como ao sentido e à alma, por seus efeitos.”

O Pertencimento é um dos princípios que sempre me marcou muito, não tinha noção das lealdades invisíveis, do quanto somos leais ao nosso sistema de origem, tudo para pertencer, tudo por amor.

Quando repetimos o comportamento, dizemos internamente: “por te amar e porque você também faz parte, eu faço exatamente como você. Eu vejo o quanto foi difícil e faço o mesmo, assim você permanece com um lugar de honra em meu coração. Você estará sempre entre nós”.

Uma frase que Olinda disse numa das aulas me chamou bastante atenção: “Antes da felicidade a lealdade”. E quando a nossa professora diz para pensarmos no que já fizemos pelos pais muitas coisas vieram à minha mente.

Uma das coisas que me fez procurar ajuda e o caminho sistêmico foi me ver tratando meu marido da mesma forma que minha mãe tratava meu pai. De repente despertei e disse pra mim mesma: “Não quero isso pra mim”.

Ainda estou caminhando, um passo de cada vez, por que como diz nosso mestre Bert Hellinger: “Somos mais leais do que livres”. E, como diz a querida Olinda: “A cura é uma jornada.”

Acerca do Dar e Tomar ou a Lei do Equilíbrio, foi incrível perceber que sempre dei mais do que tomei, querendo ser a “boazinha”, sempre procurando ser agradável, útil, não tinha ideia do quanto isso desequilibrava as minhas relações com amigos, com familiares e também na minha profissão.

Nesse princípio aprender sobre as Ordens da Ajuda me fez ter outra percepção da minha atuação profissional e até do até onde posso ir nas relações pessoais.

E também foi muito importante compreender as compensações que surgem por conta da transgressão dessas leis, como a desmotivação, depressão, doenças sem causa aparente, fracasso na vida profissional, problemas nos relacionamentos, sentimentos de culpa, vingança, rancor, dentre tantos outros sintomas.

Conhecer e respeitar as Ordens do Amor nos permite ter uma vida mais feliz, saudável e próspera, pois no meu lugar de força posso tomar aquilo que me pertence e seguir no caminho do êxito pessoal e profissional.

#mod02

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.