Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

MÓDULO 2 - O AMOR SEMPRE CURA

MÓDULO 2 - O AMOR SEMPRE CURA
Ketty Ana Odorizzi Ramalho
mar. 15 - 4 min de leitura
0130

Ah! E a vida o que é? Emaranhamentos, Aprendizado, Felicidade. O Amor sempre traz de volta. O Amor sempre CURA!

Nasci no dia 24 de março de 1982.

Teoricamente, sou a segunda filha de quatro irmãos. Digo teoricamente, porque às vezes, me sinto a terceira filha, contudo, não há histórico de não nascidos ou abortos, e, se houver, é um segredo de meus pais. Uma tia que é confidente da família materna desconhece filhos não nascidos ou abortos. Às vezes, me sinto trigêmea de minha irmã mais velha com diferença de 1 ano e 9 meses e de meu irmão com cerca de 8 meses de diferença. Entre eu e a minha irmã mais nova, são cerca de quatro anos de diferença, e muitas vezes, vejo-a excluir-se do relacionamento afetivo dos três irmãos mais velhos.

Bom, mas voltando a mim... Aos 8 meses de vida foi descoberto um tumor cerebral benigno (trauma transgeracional). Quem notou algo diferente foi minha avó materna, e a primeira cirurgia aconteceu. Entretanto, um novo tumor surgiu, e, novamente, passei por cirurgia com apenas 1 ano e 2 meses, e quase “fui pro céu’’. Fiquei com sequelas, hemiplegia (encurtamento na perna direita) e atrofia no braço direito – que diz respeito ao lado paterno. Ainda fiquei com visão monocular (só enxergo com o olho direito), portanto, sem visão do lado esquerdo, tem a ver com o lado materno. 

Após seis meses, um novo tumor apareceu, e, mais uma cirurgia aconteceu. Foram sete cirurgias até 4 anos e 8 meses. E depois disso muita fisioterapia, bota ortopédica, exames, medicações. Dos 9 anos aos 11 anos tive quadro convulsivo (estirão da adolescência, ciclo menstrual, ajuste de medicação). Ainda fui vítima de bullying (chamada de caolha, vesga, manca). Não gostava de falar de mim ou contar a minha história. Por fim, apresentei quadro de compulsão alimentar. Bom, a vida não é fácil pra ninguém... Entretanto, é um trajeto de possibilidades. A vida só começou a mudar perto de meus dezoito anos, quando fui escolhida pela Psicologia.

Foi neste momento que passei a dizer SIM para a VIDA, e, não para as outras pessoas, inclusive minha família, a qual tem comportamentos de superproteção, mesmo eu morando sozinha, aliás digo, eu comigo mesma, cerca de catorze anos.

Portanto, passei a escolher momentos para estar em família e momentos para cuidar de mim, bem como, escolher o que quero fazer e com quem quero estar. Porém, ainda “faltava algo”, e esta “falta’’ encontrei nas “Constelações Familiares’’.

Sou formada em Psicologia há dezesseis anos. Já trabalhei num hospital geral na região de Curitiba e, numa clínica de psicóticos e autistas, também em Curitiba/PR. Entretanto, em abril de 2021 fará 14 anos que trabalho com a Sócio educação (adolescentes apreendidos). Doze anos dedicados à população masculina (digo que era para curar o meu masculino). Em 2020, passei a trabalhar com a população feminina (curar meu lado feminino).

Sou grata a vida que tenho. Não troco meus 38 anos pelos meus 20 anos. E, cada dia que passa tenho certeza que “Eu quis nascer’’ e, que vim para “ Ser LUZ” na vida das pessoas. Já ouvi muito das pessoas “ Se ela pode, eu também posso’’. Portanto, a vida é uma Grande Jornada, na qual eu poderia ficar me lamentando, e me fazer de vítima das circunstâncias.

Contudo, eu escolhi VIVER... APRENDER... CURAR... SER EXEMPLO PARA SEGUIR EM FRENTE.

Enfim, SER FELIZ!       

Com muito amor e carinho,                                                    

 Ketty Ana Odorizzi Ramalho.

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    0130

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.