Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

MÓDULO 3 – FICHAMENTO DE LIVRO.

MÓDULO 3 – FICHAMENTO DE LIVRO.
Sonia Angelo
mar. 19 - 5 min de leitura
010

 

AMOR  À SEGUNDA VISTA: SOLUÇÕES PARA CASAIS

DADOS DO LEITOR

Nome completo: SÔNIA TEREZA ÂNGELO

Curso: Formação Real em Constelações Sistêmicas com Olinda Guedes

DADOS DO EXEMPLAR LIDO

Título: AMOR  À SEGUNDA VISTA: SOLUÇÕES PARA CASAIS

Autor : BERT HELLINGER

Edição: 3ª EDIÇÃO-  Divinópolis - 2016

Editora: ATMAN

1 - Qual a mensagem global que o autor deixou para você? Resuma em, no máximo, 4 linhas.

O autor nos traz compreensões profundas sobre o quanto o inconsciente coletivo atua nos relacionamentos de casais. Coloca –nos diante de aspectos relevantes nessa questão: ordem da família de origem, emaranhamentos, honra e respeito à vínculos anteriores e a prioridade do relacionamento atual.

2-  A partir do que você leu, enumere 10 dicas para você criar excelência para sua vida.

  1. Relacionamentos rompidos de forma banal tendem a comprometer o vínculo afetivo do casal , podendo inclusive enfraquece-lo ou extinguí-lo.
  2. No sistema familiar onde houve ausência de respeito e honra em relação aos relacionamentos anteriores, a forma de correção   é um membro da família, geralmente um filho assumir o papel da(o) excluída(o), dificultando ao casal relacionamentos futuros e saudáveis.
  3. Ao constelar relacionamento de casal o terapeuta deve sempre considerar a família de origem de ambos os componentes, antes  de se ater  ao contexto atual trazido pelos clientes.
  4. Na terapia de constelações familiares não se trabalha com expectativas ou julgamentos e, sim contando com o essencial  que emerge do campo para a solução de conflitos.
  5. Entre vítimas e perpetradores há uma linha tênue que só após ser vista e reconhecida permite que ambos os lados possam seguir em frente e em paz.
  6. Na fantasia de heróis e em seu sentimento de  inocência  as crianças abraçam as causas dos pais ou antepassados e aí, ao expiarem por alguém,  traçam seu caminhos de fracasso.
  7.  Casais que se casam por  mais de uma vez só têm chance de sucesso se considerarem e honrarem seus parceiros anteriores. Só assim liberam e se sentem liberados para novos relacionamentos afetivos.
  8. Em relacionamentos extra- conjugais onde o parceiro engravida outra mulher e escolhem abortar,  inconscientemente o esposo mata a esposa , quando sacrifica a vida dessa criança. Então esse casamento não tem mais chance de sobrevivência, pois também morre.
  9. O primeiro amor é superficial e só tem chance de sobreviver se os parceiros puderem se olhar e dizer um ao outro: “Eu te amo e amo tudo aquilo que nos guia.” Só assim toma-se o parceiro em sua totalidade.
  10. A maioria dos conflitos pessoais está vinculada ao inconsciente coletivo que nos une à grande alma familiar ,  a qual garante o direito de pertencimento igualitário a todos os membros do sistema familiar , sem exclusões ou julgamentos.

3 - Considerando a realidade onde vive, o que você aplicou, imediatamente, assim que leu? (Qual tópico, qual ideia? - cite o capítulo, página e a ideia).

SEGUNDO DIA – PÁGINA 97

“...esquecer também é uma exclusão, então todo o sistema fica perturbado e a consciência coletiva tenta colocar isso novamente em ordem de alguma forma. Escolhe portanto um membro posterior da família para que represente o excluído.”

 

4 - O que você transformou em si mesmo com a leitura deste livro?

Percebi que em meus relacionamentos afetivos não dei um  lugar de dignidade aos homens e,  que enfraqueci meus vínculos afetivos a cada nova tentativa. Pude também olhar para o meu pai e dizer a ele que a minha mãe é a mulher certa para ele. Ela é maior e melhor que eu. Voltei  então para o meu lugar de filha e pequena.

5 - Quais as mudanças que você se compromete em tornar real a partir desta leitura?

Como terapeuta , sempre analisar o contexto do sistema familiar de ambos os parceiros nos conflitos de casal. Como pessoa sentir que o masculino me traz uma contribuição que é especial e que eu não a possuo em mim.

6 - Se você encontrasse o autor do livro, o que você diria a ele?

Bert Hellinger aprendo a cada dia com suas experiências a me tornar forte, corajosa e a  assumir minhas atitudes e emoções.

7 - Enumere 3 pessoas para as quais você sugeriria este livro e justifique.

Bruna Bueno de Almeida : uma filha buscadora de equilíbrio na relação de casal.

Daniel Ângelo de Almeida : meu filho que trabalha o fortalecimento do seu masculino a cada dia.

Marco Antonio Bueno de Almeida: gratidão ao meu parceiro que nos possibilitou viver a experiência de formar uma família juntos

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.