Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

MÓDULO 3 – RELACIONAMENTOS CONJUGAIS DENTRO DO MEU SISTEMA

MÓDULO 3 – RELACIONAMENTOS CONJUGAIS DENTRO DO MEU SISTEMA
Erica Zanuto
jul. 14 - 3 min de leitura
000

MÓDULO 3 – RELACIONAMENTOS CONJUGAIS DENTRO DO MEU SISTEMA

 

Ao me deparar com o tema de relacionamentos conjugais a recordação dos meus pais é muito forte. Quando criança sempre achei lindo, meus pais sempre tiveram uma sintonia enorme. As vezes mamãe sentia vontade de algo e ele chegava com aquilo. Mas sempre via que ele demonstrava mais amor a ela do que ela a ele.

Minha mãe sempre foi mais fria e menos carinhosa.

Anos após anos fui tentando compreender essa relação, mamãe tinha sonhos de estudar e se dedicar ao ensino, se aperfeiçoar sempre. Largou para constituir família, a princípio até tentou trabalhar, mas não conseguiu continuar estudando. Meu pai sempre muito ciumento e possessivo. Eu a sentia por vezes sobrecarregada e como se estivesse prisioneira.

Meu pai é machista, controlador e acabou fazendo com que mamãe desistisse desses sonhos... ela preferiu a família e foi submissa. Minha mãe nunca demonstrou tristeza, aliás sempre foi um exemplo de dedicação, serviço, força e fé.

Meu pai nunca deixou faltar nada, sempre tivemos de tudo, sempre tentou fazer o seu melhor. Teve época de trabalhar em três empregos. Ele é um vencedor. Ele é determinado, inteligente e tenho muito orguho dele.

Essa questão do machismo sempre foi muito clara para mim, por isso sempre tive medo da figura do meu pai, escolhi namorados que me causavam as mesmas emoções que ele. Por Deus eu acabei conhecendo meu esposo que é totalmente o oposto dele, em algumas partes até sinto falta de um pouco de ousadia nos negócios para deslanchar financeiramente, vejo meu esposo muito emaranhado nesse sentido.

Fui a primeira neta e filha, senti na pele o machismo, após dez anos veio a primeira prima, eu tinha que ser distante dos meus primos, distante dos meus irmãos, eu era mulher... era para eu ter nascido homem.

As dificuldades com relacionamentos estão muito presentas na família do meu pai, com quem sempre tive muito contato. Minhas tias se casaram com alcoólatras, meus tios são péssimos esposos.

Meu avô também bebia muito...

Hoje vejo primos com os mesmos sintomas... outros não querem se casar...

Mas tento ser funcional, vejo minha família bem funcional, rompo com tudo ligado ao alcoolismo, vou aprofundar meu estudo genético para saber mais e mais sobre minha família.

Querido vô Aldo, meu padrinho e amigo... eu te amo muito, mas a partir de hoje rompo com todo esse padrão de sofrimento acerca do machismo e do alcoolismo. Eu te honro e agradeço por tudo, te honro através dos meus filhos, da minha vida e do meu servir.

Eu vencerei! Vou contribuir para que as pessoas se libertem do alcoolismo.

Peço tua ajuda óh meu amigo Espírito Santo.

Estou pronta! Eu quero!  Eu sou capaz!

 

Gratidão

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.