Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

MÓDULO 4 - SINTOMAS E DOENÇAS - O SINTOMA COMO CAMINHO.

MÓDULO 4 - SINTOMAS E DOENÇAS -  O SINTOMA COMO CAMINHO.
Maria Fatima da S. Silveira
jun. 28 - 4 min de leitura
000

Esse módulo me apresentou a doença e seus sintomas com um aspecto diferente daquele que eu tinha na minha prática como nutricionista.

Realmente, os clientes chegam com uma lista imensa de medicações, exames bioquímicos alterados, diagnosticados com doenças crônicas e se comportam totalmente  passivos diante do quadro.

Para tratar dos efeitos, das dores todos tem uma medicação.

Nas causas há uma resistência muito grande, não assumem a responsabilidade pelas  mudanças capazes de levar a melhora e cura desses sintomas.

Encaram os sintomas e a doença como sentença de morte, minha mãe era assim, minha avó era assim e vem sempre a expressão:

- Se Deus quiser, eu melhoro.

Os sintomas são vistos como inimigos, obstáculos a serem combatidos.

No saber sistêmico e nas constelações, os sintomas são tratados como aliados, anjos ou mensageiros para que possamos transformar as nossas vidas.

Nas doenças graves em que os pacientes sentem dores terríveis, esses sintomas são mensageiros ou anjos, trazem esse sofrimento, para transformar a nossa vida segundo o saber sistêmico  e as constelações sistêmicas.

O desafio do tratamento é quanto maior for o sofrimento, maior será a mudança necessária para a recuperação da saúde.

Não podemos considerar o sintoma como castigo pelo sofrimento que ele traz. São efeitos das nossas próprias atitudes de vida inconsciente ao longo da vida e o sintoma nos mostra que não estamos na direção correta.

Devemos ter a sensibilidade de agir de modo sensorial na causa e não no efeito. Essa tarefa exige que haja um verdadeiro mergulho nas atitudes, para  que a cura se dê, por uma mudança radical  buscando um olhar profundo sobre a vida que se leva.

Diferente da alopatia que atua nos efeitos,  contra os sintomas, é atuando na causa que encontraremos o milagre para a cura e a saúde.

Porém  quanto menor for o sofrimento trazido pelo sintoma, menor é a mudança necessária para que esse  ceda lugar a saúde  e a  felicidade.

As doenças tratáveis com sintomas simples são as mais fáceis, pois demandam de nós mudanças fáceis, que não quer dizer que é simples, assim como  simples não quer dizer que é fácil.

Se as mudanças necessárias não acontecem, os sintomas vão continuar se repetindo até se tornar a doença crônica e seguindo o médico diz para controlar, nunca para curar.

A presença de um sintoma e as três perguntas básicas dão uma direção pra sabermos o que está acontecendo.

–Estou feliz com quem estou vivendo?

-Estou feliz onde estou vivendo? 

-Estou feliz com o trabalho que estou fazendo?

As respostas dessas perguntas irão mostrar os ajustes necessários em algum desses pontos.

Tratar os efeitos com a medicina alopática e não tratar as causas, a medida que o tempo passa a evolução do sintoma, pode levar a inviabilidade da vida.

As perguntas citadas acima, são a chave para mostrar ao nosso cliente o que ele precisa realmente focar para chegar ao que ele veio buscar na consulta.

Todos querem a lista do que podem ou não comer para emagrecer, tratar diabetes ou outras doenças. Vou inclui-las no meu dia a dia?

Olhar “além do aparente”, nos mostra que além do cliente que senta a nossa frente para a consulta, existe muito mais que o peso, a glicose e os resultados dos exames.

Se ouvirmos atentamente a história dele veremos que o corpo fala e precisa ser levado a sério, pois o sofrimento está  presente na maioria dos casos.

 

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.