Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

A SIMETRIA OCULTA DO AMOR

A SIMETRIA OCULTA DO AMOR
Sonia Angelo
mar. 30 - 4 min de leitura
010

DADOS DO EXEMPLAR LIDO

Título: A SIMETRIA OCULTA DO AMOR

 Autor (es): BERT HELLINGER

Edição: 6ª edição

Local: São Paulo-SP

Ano: 2006

Editora: CULTRIX

 

1 - Qual a mensagem global que o autor deixou para você? Resuma em, no máximo, 4 linhas.

Nesta obra o autor permite que conheçamos as forças ocultas que contribuem para o sucesso ou para o fracasso do  amor  nos relacionamentos.

2 - A partir do que você leu, enumere 10 dicas para você criar excelência para sua vida.

  1. Temos três tipos de consciência: pessoal, sistêmica e de totalidade suprema , mas a primeira  atua como moderadora, reagindo à tudo que ameaça o nosso pertencimento e vínculos familiares;
  2. Toda criança se vincula à sua família como forma de amor e boa sorte, independentemente de ser cuidada ou negligenciada está sempre à serviço do seu sistema familiar ,oferecendo muitas vezes, um amor cego e inocente;
  3. A compreensão das leis do amor nos  capacita, como terapeutas,  na ajuda aos nossos clientes, mudando seus ambientes psicológicos e possibilitando   soluções para os seus conflitos;
  4. Os relacionamentos onde não há equilíbrio entre o dar e o receber tendem ao fracasso, pois  as constantes dinâmicas entre doadores  e recebedores conduzem a uma jornada de  abundância e felicidade;
  5. Em nome do pertencimento e da inocência caímos nas armadilhas da boa consciência. Por isso ,muitas vezes  a vida nos convoca a termos coragem para mudar um padrão familiar guiados pela má consciência;
  6. A gratidão é um movimento essencial nos relacionamentos , que nos permite sentir  o que doamos e o que representamos para o outro;
  7. Ressentimentos e mágoas  reprimidos por aqueles  que não se defenderam tendem a  ser assumidos por filhos e netos como acessos de cóleras identificadas como suas.
  8. Na reconciliação , o perdão  só é válido  se preserva a dignidade do parceiro, senão quem perdoa se veste de superioridade.
  9. No relacionamento homem e mulher se completam oferecendo ao outro o que lhes falta. Portanto, essa necessidade mútua , reforça o dar e o receber ,  fortalecendo a relação.
  10. Para tornar-se mulher e homem em uma relação madura, ambos têm que romper com a dependência emocional de sua família de origem. Só assim conseguem passar a vida adiante  e encontrar a plenitude, já que entre pais e filhos essa é a única forma de compensação.

3-Considerando a realidade onde vive, o que você aplicou, imediatamente, assim que leu? (Qual tópico, qual ideia? - cite o capítulo, página e a ideia).

Consciência e equilíbrio entre o dar e o receber. Página 33 - O dar e o receber em larga escala traz consigo um sentimento de abundância e felicidade.

4 - O que você transformou em si mesmo com a leitura deste livro?

Pude despertar minha consciência pessoal e perceber que muitas atitudes minhas eram norteadas pela inocência, em prol do meu pertencimento. Muitas transformações se abriram para uma nova caminhada mais leve  e feliz!

5 - Quais as mudanças que você se compromete em tornar real a partir desta leitura?

Receber o masculino como algo que necessito e que me completa , abrindo mão da minha auto- suficiência.

Sair da esfera da mãe e caminha na direção do meu pai, criando assim harmonia nos meus relacionamentos.

Aprender a dar e receber numa dinâmica de equilíbrio, respeitando as limitações de ambas as partes, para o amor dar certo.

6 - Se você encontrasse o autor do livro, o que você diria a ele?

Muita gratidão por suas experiências fenomenológicas, que proporcionaram compreensões e soluções para tantos casais que buscam o equilíbrio de troca e o amor.

7 - Enumere 3 pessoas para as quais você sugeriria este livro e justifique.

Bruna Bueno de Almeida: um exemplo de casal onde o equilíbrio de troca acontece de forma natural e harmônica.

Aos meus pais: que à sua maneira, conseguem exercitar o dar e o tomar ao longo de 60 anos.

Daniel Ângelo de Almeida: para que consiga o equilíbrio entre o dar e tomar em suas relações , até aqui desequilibradas.

 

 

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.