Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

AS NOITES ESCURAS NO MEU SISTEMA

AS NOITES ESCURAS NO MEU SISTEMA
Camila Monteiro
jul. 22 - 3 min de leitura
000

De todos os módulos, o sete me encantou profundamente, descobri uma nova forma de olhar pro sofrimento e de perceber o quanto ele é intransferível e que chega a todos.

E ele nos conecta às nossas fragilidades humanas. É uma ilusão a gente achar que tudo vai dar certo nas nossas vidas. São fases e épocas que nos exige mudanças, nos exige humildade e acima de tudo, é uma oportunidade de cura e de transformação. É sermos protagonistas e também admiradores da vida.

As noites escuras da alma são frutos dos nossos antepassados, muita das vezes nem sempre depende tudo de nós. O terapeuta precisa ter uma postura de compaixão, caridade, de empatia e benevolência diante da noite escura do seu cliente. Fazer perguntas sobre onde, quando e com quem isso foi verdade e de fato aconteceu.

 Normalmente precisamos verificar se algo traumático aconteceu na vida quando criança e isso o cliente pode estar trazendo para a vida adulta, essas dores, essas noites escuras.

Olinda Guedes nesse módulo diz uma frase muito linda: “que toda noite escura da alma carrega em si uma luz divina.” E essa luz divina é exatamente o sentimento de gratidão, compaixão e caridade por todos da família e em especial aqueles que trabalham pelo nosso sistema.

Dentro do meu sistema familiar percebo algumas noites escuras da alma de vários membros próximos. A começar pelos meus pais que por um período vivenciaram o luto da morte precoce de um filho, que nasceu com síndrome de down.

Percebo também uma aposentadoria precoce do meu pai, que pela obesidade mórbida ficou incapacitado de produzir.  

Depois da bariátrica se sentiu sem função, ficando apenas em casa. Da minha mãe percebo a dificuldade com seus irmãos, um desentendimento com a irmã da qual ela era muito ligada e se afastaram.

Da minha noite escura da alma, primeiramente os meus dois abortos espontâneos, e hoje o meu desejo de ser mãe novamente, mas que precisei adiar por causa da pandemia e por questões financeiras também. Do meu esposo vejo a questão financeira, com diversas falências da família de origem e a perda recente de um irmão assassinado.

Eu e meu esposo há três anos vivenciamos também uma falência de negócios e ainda possuímos dívidas. Com o trabalho estamos conseguindo resolver várias pendências, mas ainda é uma questão delicada pra nós.

 Na família da minha irmã vejo ela na noite escura sem ter se encontrado profissionalmente e o meu sobrinho Enzo com o diagnóstico de TDAH, do qual eles esconderam muito tempo e não aceitavam. Vejo também um relacionamento um pouco distante da minha irmã com seu marido.

O mais interessante é que, com todo o aprendizado desse módulo, fica a lição de que precisamos ter o conhecimento e ir atrás dele, pois só ele nos dá oportunidades, só ele nos dá uma clareza melhor e uma consciência da nossa vida.

E a forma de achar uma solução para as noites escuras da alma é através de constelações, de meditações, terapia, massagens reparentalizadoras, etc.

#mod7

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.