Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

MÓDULO 7 - O INCOMPREENSÍVEL E AS NOITES ESCURAS DA ALMA

MÓDULO 7 - O INCOMPREENSÍVEL E AS NOITES ESCURAS DA ALMA
Maria Fatima da S. Silveira
abr. 27 - 2 min de leitura
000

            As noites escuras da alma são sofrimentos que chegam até nós, independente da nossa vontade. Porém, o que depende de nós é estarmos abertos pra quando chegarem,  não sucumbirmos ao passarmos por esses sofrimentos.

            Com certeza, estudar esse tema nos torna mais amorosos com o outro.

            Compreendermos que essas situações de muita angustia, ansiedade são oportunidade de grande transmutação. É um tempo de solidão indescritível, como se  atravessando um deserto pessoal, mesmo estando rodeados de  pessoas amorosas.

            A noite escura da alma é caracterizadas por memórias transgeracionais, não se sabe como e nem porque, em alguma época da vida, a pessoa lidou  com determinada situação de modo funcional, porém em outros é o gatilho para grandes sofrimentos.

            Esse sofrimento se manifesta por meio  de situações financeiras, de saúde e de relacionamentos que acontecem na vida de todos nós, desencadeando uma resposta emocional desproporcional ao contexto, acessando uma memória que estava guardada há muito tempo no sistema. Esses sofrimentos são  oportunidades de transformação e cura,  que a vida nos dá.

              Hellinger disse: “ Toda noite escura carrega em si, a luz divina”, mas ao vivenciarmos a noite escura da alma,  temos enorme dificuldade de encontrar a luz divina.

A luz divina dentro das noites escuras da alma é a caridade, compaixão e empatia.

            Esse módulo, pede de nós  uma mudança de postura, um caminhar pela vida com consciência, um olhar humilde para as dores da humanidade, sabendo que isso é um grande desafio. Quando saímos da ignorância podemos dizer: “ Nossa,  agora eu sei”.

            Segundo Hellinger, devemos nos livrar da “má culpa”, aquela que a pessoa fica triste porque seu  ou seus familiares carregaram um sofrimento por ela, não leva a lugar algum, nem  beneficia.

           A “boa culpa”, é aquele aspecto da nossa vida emocional que faz com que olhemos  com gratidão, reconhecimento, compaixão e amor, sem julgar aquele integrante do sistema familiar que carregou uma especificidade. Isso é a luz divina nas noites escuras da alma.

Olhando para as noites escuras da alma dos nossos antepassados, sabemos que a vida não é fácil. Gratidão a todos.

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.