Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

O INCOMPREENSÍVEL E AS NOITES ESCURAS DA ALMA

O INCOMPREENSÍVEL E AS NOITES ESCURAS DA ALMA
Eliane Gonçalves
jul. 12 - 11 min de leitura
010

O que são as Noites Escuras da Alma?

Essas noites representam o sofrimento que chega para todos nós e ele não depende da nossa vontade. As Noites Escuras da Alma são sofrimentos que enfrentamos, são momentos em que mergulhamos em memórias transgeracionais ou pessoais,  que resultam em uma emoção desproporcional.  

Noites escuras da alma são episódios, são épocas de muita melancolia, depressão, onde o indivíduo passa por um deserto na alma.  Quando observamos e experienciamos situações difíceis, é como se fosse um deserto, uma enchente, uma onda, mas também é a oportunidade de grande transmutação das nossas vidas.   

Nas noites escuras da Alma, por mais que estejamos com pessoas ao nosso lado, pessoas gentis, pessoas que seguram a nossa mão, mesmo assim percebemos que atravessamos um deserto pessoal. Noites escuras são momentos, fases na nossa vida, época das nossas vidas onde mergulhamos em memórias pessoais ou transgeracionais. 

Não se sabe o porque e nem se sabe como, de repente naquela época da vida da pessoa uma situação em que em outra épocas ela lidou de maneira empoderada, de maneira funcional, de maneira bacana, de maneira assertiva, neste momento uma situação que, em tese, seria simples de resolver ou que ela já tenha resolvido com muita simplicidade dispara o gatilho e vem à tona um grande sofrimento, dai, o que era simples, fica difícil.

Em muitas vezes, a solidão, o desespero,  a falta de empatia, o pré-conceito, enfim, essas e outras tantas situações podem se traduzir apenas pelo termo noites escuras da alma. Não há como se comparar, porque o que ocorre como um estímulo para se tornar a Noite Escura da Alma para uma pessoa, não necessariamente será estímulo para se tornar uma Noite Escura da Alma para a outra, mas nem por isso deixa de ter importância.

Não há como se vangloriar, porque ela chega para todos, para todo mundo, não se sabe quando, nem como, nem em qual intensidade, nem por quanto tempo ficará, mas ela chega para todos e independe de nossas atitudes, crenças, posição social, conhecimento,  nestes períodos qualquer situação que em outro momento o indivíduo enfrentaria com tranquilidade, neste momento pode entrar em grande sofrimento, pois dispara um gatilho no seu inconsciente, esses sofrimento podem se tornar sintomas psicóticos quando as experiências dos antepassados foram muito sérias e traumáticas.

A esquizofrenia é uma sensação, uma verdade que aconteceu em outro espaço e tempo, ou seja, aconteceu no passado em algum lugar com alguém do sistema, e que a pessoa vive como se tivesse acontecendo no presente e que, no momento são extremamente desproporcional à realidade que esta vivendo no momento.

Se olharmos para o nosso sistema iremos descobri que aquilo que a pessoa psicótica está descrevendo, realmente aconteceu no sistema. Por exemplo: moradias que forma invadidas, alimentos que foram envenenados, alguém que foi capturado. E essas memórias vão passando de geração em geração e poderão se manifestar em um membro do sistema após três ou quatro gerações, e muitas vezes quando isso acontece, no seu consciente não há espaço para que ele possa perceber e fazer alguma coisa para se curar.

Quando o trauma é tão grande que a pessoa fica tomada por essas memórias, será preciso fazer intervenções sensoriais, precisamos ter empatia e cuidado com essas pessoas que estão carregando algo muito pesado para o seu sistema e, se não fosse ela , poderia ser um de nós ou de nossos filhos ou netos. As coisas na vida acontece conforme o destino dos nossos sistemas.

Quando as noites escuras da alma chegam é o fim? Não é o fim, e sim o começo, é quando temos a oportunidade de recomeçar, oportunidade de uma conversão, de uma mudança de comportamentos e atitudes. Oportunidade de ordenar, compensar ou incluir aquela energia de um evento traumático que ainda está à espera.

As Noites Escuras da Alma, são os momentos de crise, sejam financeiros, existenciais, físicos, mentais ou espirituais. As Noites Escuras da Alma são o nosso deserto, individual e intransferível.

Nelas, muitas vezes, nossa resposta emocional a esses momentos de crise são desproporcionais ao contexto e, portanto, se faz necessário recebermos a empatia, a compaixão e a benevolência das pessoas, não para nos tirar do processo, mas para nos ajudar atravessá-lo da melhor maneira, de uma maneira mais saudável, para nos ajudar a tirar a ignorância de achar que é o fim, que não tem mais jeito, ou que as nossas Noites Escuras da Alma são piores que a de qualquer outra pessoa.

Muitas vezes necessitamos atravessá-lo da melhor forma para nós, e para nosso sistema, já que o que nós vivemos tem muito mais a ver com o modo de vida de nossos antepassados do que com as consequências de nossos próprios atos.

Assistindo esse módulo eu entendi que agora estou no caminho certo buscando esse conhecimento e deixando para traz algumas perguntas que eu fazia para comigo ao achar que tinha algo de errado comigo e com as minhas irmãs, como eu julguei a minha irmã mais nova, por ela ser da maneira que é, sendo que recebemos a mesma educação.

A minha irmã mais nova ela deu e tem dado muito trabalho para nós.

A minha mãe faleceu aos 47 anos de idade de câncer no útero,  a minha irmã tinha 13 anos de idade quando isso aconteceu, eu sou a irmã mais velha, eu que cuidei dela um tempo, muita vezes fiz papel de mãe, nós familiares sempre nos perguntamos o que tinha acontecido com ela, porque ela sempre teve tudo e não aproveitou nada. Não terminou o ensino médio.  No início ela mentia muito, pegava as coisas das  pessoas, fazia muitas dividas, ela teve vários relacionamentos conjugais, durante os quais muitas vezes morou apenas meses comas pessoas e voltava para casa, ela tem 5 filhos, de três pais diferentes, o filho mais velho dela na realidade não mora com ela, mora com os avós paternos.  

Ela sempre amou muito fácil, ela se apaixonava e já falava que amava e ia morar com a pessoa, dai separava, já apaixonava e ia novamente morar com a outra pessoa, e tem sido assim, Ela teve na realidade 4 maridos no total, além do pai do primeiro filho dela que ela não conviveu com ele, só teve o meu sobrinho mais velho dela que hoje esta com 19 anos de idade.

Ela já sofreu muito, já passou muita fome, morou nos sem terra, vive mudando, vive querendo justiça financeira até a pouco tempo teve uma briga familiar grande por causa de herança. Onde ela não conversa mais com a minha outra irmã. Nossa! Agora passou um filme na minha cabeça, o quanto essa minha irmã tem trabalhado para o nosso sistema, Agora sei que minha irmã tem passado pela a Noite Escura da Alma, agora terei empatia, compaixão, respeito e gratidão!

Todo o sofrimento quer nos dizer algo, eu já tinha tido essa percepção, porém não conhecimento  suficiente que na maioria deles são memórias pessoais e transgeracionais que carregamos. Agora vejo que devido as memórias do nosso sistema, muita coisa se reflete em nossas vidas atuais e que não podemos lidar com tudo isso sozinhos, precisamos buscar ajuda e é necessário que sejam de intervenções sistêmicas para que as soluções cheguem em nossas vidas e que as memórias sejam completas.

É preciso olhar com amor, compaixão para quem esta à serviço do sistema.

As noites escuras da alma são oportunidades de cura para o nosso sistema. Aqueles que estão nos presídios, enfermos nos hospitais, deprimidos ou em processos psicóticos, estão passando por noites escuras da alma e precisam de nossa empatia e compaixão, pois estão passando por um processo muito dolorido e pesado do seu sistema. Percebo que meus antepassados tiveram muito sofrimentos.

Não consigo imaginar como era a vida deles, mas tenho muita compaixão por eles e gratidão pela vida que chegou até a mim.

Agradeço e tenho compaixão da minha irmã mais nova que sei agora que ela esta trabalhando pelo sistema, no nosso lugar, agora eu sei e tenho compaixão e carinho, respeito, agora eu vejo ela, eu sinto muito, agora eu sei.

“A vida não é fácil para ninguém a vida é uma grande desafio. A vida é um sopro, a vida passa muito rápido, a vida começa quando refazemos nossas descrições, quando saímos da ignorância, quando temos conhecimento suficiente quando eu falo agora eu sei.” – Frase da Mestra Olinda

Precisamos constelar, fazer intervenções sensoriais para curar e tornar essas pessoas mais livres e felizes.

A partir do que eu estou aprendendo nesses módulos, nas aulas com a Mestra Olinda, sendo pouco ainda, eu estou me tornando uma pessoa melhor, tenho procura perceber e ter outro olhar principalmente olhar sistêmico, entendendo que atrás de determinadas atitudes, tem sofrimentos que as pessoas nem imaginam ou sabem.

A cada conhecimento tenho certeza que tenho me libertado dos julgamentos, tenho olhado para os sofrimentos com mais amor, respeito, compaixão.

Segundo Bert Hellinger – “Todas Noites Escuras da Alma, carregam em nós a luz divina, ou seja através do sofrimento podemos olhar e curar o sistema familiar o que aconteceu com nossos antepassados.”

As Constelações Sistêmicas, nos ajudam nesse processo de sair da ignorância acerca dos fatos, nos empoderando para fazer o que é necessário para transitar por esses momentos com resiliência, fazendo o que é necessário para alcançar a cura e ir além.

Nada ao extremo é normal, tudo tem que ter equilíbrio, até mesmo sobre a sexualidade, a qual é necessária para a vida prosseguir. Entretanto a sexualidade tem que ter afetividade e amor. Num relacionamento é comum a pessoa se apaixonar pela patologia do outro.

Agora eu sei que devo olhar com gratidão para quem da minha família tem carregado esse sofrimento, enquanto estou livre para seguir a vida. A acima de tudo ter, muito respeito, amor, compaixão e muita gratidão.

Mais uma vez a minha gratidão para a nossa Mestra Olinda que a cada módulo, a cada aula faz cair as fichas aqui em mim, e assim conseguimos compreender e entender os emaranhamentos que acontecem no nosso sistema familiar, neste módulo cairam várias fichas, mais o que mais me tocou e veio a tona foi a questão da minha irmã mais nova.

O Bem existe para todos, mas as Noites Escuras da Alma também chegam para todos. (Olinda Guedes)

  #mod07

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.