No módulo 8 aprendemos que só podemos constelar alguém quando essa pessoa e seu sistema tem um lugar em nosso coração.
Quando olhamos sem julgamento, nem crítica, olhamos para o contexto e não somente para a reclamação do cliente.
Para isso precisamos ser adultos e tratarmos como adulto o nosso cliente, deixando claro que somos protagonistas.
Diante de uma reclamação do cliente, quando se refere a alguém, é importante esclarecermos que não podemos mudar ninguém, somente a nós mesmos.
Quando mudamos nossa postura diante das circunstâncias, então as circunstâncias também mudam.
A terapia atua no indivíduo e então existe uma ressonância no seu meio.
No saber sistêmico tudo são sinais, o campo informa desde o agendamento, os detalhes, as atitudes do cliente já vão nos mostrando certos emaranhamentos.
Quando há um problema com horário, já se percebe algum problema com a mãe.
Quando há um problema com o valor, um problema com o pai.
Quando a pessoa fala muito, pranteia.
Um trauma precisa ser expresso, então o constelador vai ouvindo e acolhendo, assim a ferida vai cicatrizando.
Quando o cliente não fala, demonstra um fato traumático, que é a raiz do segredo dos sistemas.
Um trauma provoca um bloqueio no falar e no pensar.
Quando o cliente chora, constela, demonstra muita repressão no sistema.
Cura é jornada, então algumas intervenções são necessárias.
Temos que ver o que o cliente está emanando para o mundo e consequentemente atraindo para si.
Contudo existem casos de clientes que resolvem em uma intervenção apenas e se sentem gratos, pois os fizemos vibrar na energia do amor e da prosperidade.
Quando o cliente está saudável, feliz e próspero então pode concluir a jornada de intervenções sistêmicas.
Para nos ajudar a curar o coração do cliente, as frases de cura têm a finalidade de estabelecer o equilíbrio, elas precisam ter uma métrica, uma coerência com o estado atual e o estado desejado.
As frases nascem do coração do terapeuta para o coração do cliente.
Após a constelação, bom que seja feita uma avaliação para saber a satisfação do cliente, quanto aos seus sentimentos.
Também algumas recomendações de tarefas são importantes para ajudar o cliente a sair dos seus padrões.
Assim como antes do atendimento, algumas orientações podem ser dadas, pode ser através de uma cartinha, onde alguns detalhes sobre a iluminação, privacidade, conexão com a internet entre outros, podem ajudar a constelação ter mais resultado e ser mais eficaz.
Concluo mais um módulo, agradeço e continuo com as leituras e aulas.
Cada dia mais um pouco e somando, de pouco em pouco, nessa jornada de aprendizado.