Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

AS ORDENS DA AJUDA: AJUDAR SEM TOMAR PRA SI

AS ORDENS DA AJUDA: AJUDAR SEM TOMAR PRA SI
ERICA ZANUTO
set. 10 - 3 min de leitura
000

 

Quem se importa serve. Só serve quem se importa.

É preciso que cuidemos uns dos outros.

As ordens da ajuda são:

1 – Você só pode oferecer o que tem: o cliente precisa querer sua  ajuda. É necessário uma escuta ativa. Flexibilidade e disposição para mudar meu próprio comportamento;

2 – você só pode tomar o que realmente necessita: tomar a realidade como ela é. Observar o sistema, o sofrimento, como acontece ao s eu redor. É necessário ver além do aparente, as circunstancias vividas, o contexto;

3 – Tratarmos o outro como adulto: relação de respeito. Dois iguais no caminho;

4 – Ao ouvir a queixa de alguém não considere só no aqui e agora, observe antepassados, todo o  sistema, história familiar, profissional. É necessário um profundo respeito pela história do seu cliente. Dar um lugar para o cliente no  seu coração, igualmente para aquele que ele tenha uma queixa;

5 – você só pode ajudar a alguém que  tenha um lugar no seu coração. Sem julgamentos e condenações, se houver é impossível contribuir.

As constelações possuem uma gramática própria. Todo o processo vivido faz parte do campo das constelações. Desde o agendamento do cliente até a finalização da constelação.

Desde o momento do agendamento é possível observar se há problemas com a mãe (tempo), com o pai (dinheiro). Se o cliente fala demais é provável que exista um pranto escondido. Ao tocarmos o coração da pessoa com uma frase constelatória, esta é validada.

A pessoa que não fala muito pode trazer traumas  , segredos, bloqueios. Memórias de punição, repressão. Fale aos antepassados: Agora estamos seguros. Podemos nos calar. Não há mais perigo.

Cliente que exige demais, além do horário pode trazer alguém que perdeu muito e precisa compensar. Memórias de orfandade. Levaram vantagens sobre ele.

Conduta exploratória: não paga. Memória do explorador, perpetuador.  Pessoa associada a orfandade, procura alguém que faça por ela. Quer respostas mágicas.

Quando dar alta: cliente saudável, feliz e próspero. Alegria de receber e pagar. Não depende de situações , está feliz e em paz.

As frases para soluções dentro das constelações ajudam o cliente a alcançar o estado desejado no menor tempo.

É importante saber que essas frases precisam ter métricas, coerência, contexto com a vivencia: eu vejo você, já passou, foi o suficiente, senti falta mas te agradeço,  eu recebo você e recebo aquilo que une a mim e a você.

A frase completa, traz equilíbrio, sela a constelação. Nasce do coração do terapeuta para o coração do cliente.

Após a constelação é preciso ter alguns cuidados. Avaliar a sessão, perguntar como o cliente está. O que você esperava é o que recebeu? Cliente precisa estar bem.

Ver quais fichas estão caindo. Estabelecer tarefas a serem realizadas a partir daquela constelação. Faz-se relevante ainda acompanhar esse cliente por um tempo .

               #MOD08

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.