Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

AS ORDENS DA AJUDA: AJUDAR SEM TOMAR PARA SI

AS ORDENS DA AJUDA: AJUDAR SEM TOMAR PARA SI
Erica Zanuto
set. 19 - 3 min de leitura
000

"Quem se importa serve. Só serve quem se importa." "É preciso que cuidemos uns dos outros."

As ordens da ajuda são:

1 – Você só pode oferecer o que tem: o cliente precisa querer sua  ajuda. É necessário uma escuta ativa. Flexibilidade e disposição para mudar meu próprio comportamento.

2 – Você só pode tomar o que realmente necessita: tomar a realidade como ela é. Observar o sistema, o sofrimento, como acontece ao seu redor. É necessário ver além do aparente, as circunstâncias vividas, o contexto.

3 – Tratarmos o outro como adulto: relação de respeito. Dois iguais no caminho.

4 – Ao ouvir a queixa de alguém não considere só no aqui e agora, observe antepassados, todo o  sistema, história familiar, profissional. É necessário um profundo respeito pela história do seu cliente. Dar um lugar para o cliente no  seu coração, igualmente para aquele que ele tenha uma queixa.

5 – você só pode ajudar a alguém que tenha um lugar no seu coração. Sem julgamentos e condenações, se houver é impossível contribuir.

As constelações possuem uma gramática própria. Todo o processo vivido faz parte do campo das constelações. Desde o agendamento do cliente até a finalização da constelação.

Desde o momento do agendamento é possível observar se há problemas com a mãe (tempo), com o pai (dinheiro). Se o cliente fala demais é provável que exista um pranto escondido. Ao tocarmos o coração da pessoa com uma frase constelatória, esta é validada.

A pessoa que não fala muito pode trazer traumas, segredos, bloqueios. Memórias de punição, repressão. Fale aos antepassados... Agora estamos seguros. Podemos nos calar. Não há mais perigo.

Cliente que exige demais, além do horário, pode trazer alguém que perdeu muito e precisa compensar. Memórias de orfandade. Levaram vantagens sobre ele.

Conduta exploratória: não paga. Memória do explorador, perpetuador.  Pessoa associada a orfandade, procura alguém que faça por ela. Quer respostas mágicas.

Quando dar alta: cliente saudável, feliz e próspero. Alegria de receber e pagar. Não depende de situações, está feliz e em paz.

As frases para soluções dentro das constelações ajudam o cliente a alcançar o estado desejado no menor tempo. É importante saber que essas frases precisam ter métricas, coerência, contexto com a vivência: eu vejo você, já passou, foi o suficiente, senti falta, mas te agradeço, eu recebo você e recebo aquilo que une a mim e a você. A frase completa, traz equilíbrio, sela a constelação.

Nasce do coração do terapeuta para o coração do cliente.

Após a constelação é preciso ter alguns cuidados. Avaliar a sessão, perguntar como o cliente está. O que você esperava é o que recebeu? Cliente precisa estar bem. Ver quais fichas estão caindo. Estabelecer tarefas a serem realizadas a partir daquela constelação.

Faz-se relevante ainda acompanhar esse cliente por um tempo .

#mod08

               

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.