Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

MÓDULO 8 CONCLUSÃO DO CURSO

MÓDULO 8 CONCLUSÃO DO CURSO
Ieda Maria Athayde Peixoto Sol
mar. 30 - 5 min de leitura
020

Saber que estou concluindo o último módulo do curso me proporcionou um misto de emoções.  

Inicialmente senti uma sensação de estar  com o dever cumprido.

 Hum, estou chegando ao fim, imediatamente, senti  a mesma sensação de quando me formei, nossa, estudei tanto, mas não me sinto segura para atuar, para exercer essa nova profissão.

Não tenho a mínima pretensão de atuar como consteladora, busquei esse curso como forma  de me conhecer melhor, de aprender e entender  o meu sistema,  de curar minhas próprias feridas. 

Após concluir esse  ultimo módulo me perguntei.

Estou pronta para seguir adiante, para adotar a pratica das constelações como estilo de vida?

Quais benefícios  e mudanças ocorreram em mim? 

Um turbilhão de emoções que , foram aos poucos se aquietando.

Refleti um pouco, sobre o  que aprendi nesse módulo.

Aprendi sobre as ordens de ajuda que Bert Hellinger  e nossa professora Olinda Guedes, descrevem tão bem.

São ao todo 5 ordens ou princípios.

A primeira ordem de ajuda ;

*Você só pode oferecer aquilo que você tem ou  você só pode pedir aquilo que necessita.

Nós podemos ajudar  o nosso cliente, a mudar a si mesmo, a mudar sua postura frente aos fatos e circunstâncias e, essa mudança de postura de nosso cliente poderá influenciar diretamente  nas circunstâncias, promovendo mudanças.

Mas não podemos  mudar  a pessoa sobre a qual o cliente tem uma queixa.

A segunda ordem de ajuda;

*Devemos tomar a realidade como  ela é.

Devemos sempre considerar a queixa do cliente como um todo, procurando saber o maior número de informações sobre o fato,  quando isso  começou como, isso acontece, com quem , onde,   procurando olhar  o sofrimento de forma sistêmica e não como um fato isolado.

A terceira ordem de ajuda;

*Tratar  o outro como adulto

Devemos estabelecer com nosso cliente uma relação de respeito mútuo, uma relação entre adultos.

A quarta ordem de ajuda;

*Considerar sempre a queixa do cliente dentro do sistema

É importante ter  respeito ao cliente, como também ao seu sistema.

Nunca colocar o seu cliente como certo e seu sistema como o errado.

Não podemos esquecer que o cliente é parte do seu sistema.

Questione sobre os antepassados do cliente, sobre sua historia familiar e profissional.

A quinta ordem de ajuda;

*Você só pode ajudar alguém quando der a ela e ao seu sistema um lugar no seu coração.

*Você não pode ter julgamento em relação ao cliente

O terapeuta precisa reconhecer as situações em que ele não consegue dar um lugar no seu coração e dessa forma ajudar a pessoa.

Para ajudar uma pessoa você precisa respeitar o destino dela.

Aprendemos também a reconhecer através de pequenos gestos, palavras e atos um pouco mais sobre nosso cliente.

Por exemplo, quando o cliente pede um desconto na sessão  já nos indica que ele tem uma situação a ser trabalhada com relação ao pai.

Quando ele desmarca  a sessão  justificando falta de tempo nesse dia, também nos indica que ele tem algo para resolver em relação a mãe.

Pessoa que fala muito, que  não permite que outros falem, esta pranteando.

Essa pessoa tem uma memória pessoal ou transgeracional de dor ou sofrimento não resolvida , que não pode ser pranteada.

Ou contrário, o cliente que não fala, esta identificado  com memória de repressão, segredos,  fatos traumáticos  ou memoria de punição, memória pessoal ou transgeracional.

A Olinda Guedes falou sobre a importância das  frases para solução e equilíbrio.

As frases de solução são a nossa grande arma para que o cliente atinja o estado desejado no menor tempo e com o menor esforço possível.

A  frase para equilíbrio e solução precisa estar em sintonia com o contexto que o cliente  apresenta, com os sentimentos dele naquele momento, com estado atual e o  desejado  do cliente.

A frase de solução completa, trás equilíbrio, cura, ela finaliza a constelação.

Devemos ter alguns cuidados após a constelação.

Preocupar  se o seu cliente alcançou  a expectativa esperada.

Perguntar a ele :

-O que você esta levando hoje te satisfaz?

-É o mesmo que você esperava alcançar?

-Você esta bem?

É importante amparar o cliente dando atividades para que ele realize nos intervalos das sessões, que podem ser mensais, tais como ler um livro, assistir a um filme, fazer uma massagem reparentalizadora . 

E importante que ele se sinta acolhido, amparado junto a você.

Termino concluindo que me considero um pouco melhor do que quando comecei o curso de constelação real e sistêmica com Olinda Guedes.

Aprendi muito e, tenho certeza  que esse aprendizado, já incorporado ao meu ser possa  favorecer a mudança positiva na minha vida e na vida das pessoas que me cercam.

 

 

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.