Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

ORDENS DA AJUDA

ORDENS DA AJUDA
Isabel Escabelo
set. 12 - 3 min de leitura
000

De acordo com a explanação da aula pela professora Olinda Guedes a métrica da “Ordens da Ajuda”, um dos conceitos básicos da Ordens da Ajuda “tomar a realidade como a realidade é”, é o reconhecimento do todo envolvido no problema, é ter um olhar sistêmico e cuidadoso com o sofrimento daquele que o solicita.

Na aula 1 do Módulo 8 foi sugerido pela Professora uma comparação do conteúdo do livro “A arte da guerra. Sun Tzu. Novo Século” com o processo de dinâmica terapêutica.

Após a leitura, me vejo apta a alguns apontamentos comparativos. Quando o autor ressalta os fatores essenciais de ataque (intervenção) e convivência (tempo para entender o outro), podemos ver claramente ações que se comparam a um atendimento terapêutico humanizado.

O autor fala de cinco fatores existentes na guerra. A harmonia, do qual o primeiro fator impõe entre a tropa e o líder, demonstra que em um processo terapêutico também se faz primordial a relação de respeito entre terapeuta e cliente, e entre terapeuta e o membros do sistema do seu cliente.

O próximo fator essencial, de acordo com o autor, seria o tempo certo em relação ao clima. Vertendo para uma terapia sistêmica, o terapeuta também deve praticar a alteridade (se colocar no lugar do cliente) para entender a sua dor, sua angústia e estar atento ao momento certo para intervir.

O terceiro fator do livro, diz respeito ao terreno que pode ser de fácil acesso ou bem dificultoso, assim é também um tratamento; nem sempre é fácil adentrar a vida do cliente, mas diante desta ação o respeito deve prevalecer.

O quarto fator fala da qualidade do general, qualidade esta que um terapeuta deve buscar, mesmo entendendo que é a experiência adquirida no decorrer dos seus atendimentos que lhe trará a sensibilidade e a expertise para intervir assertivamente.

O último fator, diz respeito as hierarquias, sabemos que em um sistema existe a hierarquia (dos que vieram antes) e o respeito a estes membros devem ser uma meta do terapeuta para que seu cliente reconheça e consolide esse conhecimento de vida.

Para um final bem sucedido, tanto de uma guerra quanto de uma terapia, é preciso levar a tropa ou o cliente a se conhecer e conhecer o que está a sua volta.

Uma terapia sistêmica somente atingirá o sucesso quando o cliente se libertar do sofrimento que o aflige, conhecendo e reconhecendo todo o sistema, visto que para um reequilíbrio interior é necessário reconhecer e respeitar a todos dentro de uma história familiar.

#mod08

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.