Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

MÓDULO 8 - ORDENS DA AJUDA: AJUDAR SEM TOMAR PARA SI

MÓDULO 8 - ORDENS DA AJUDA: AJUDAR SEM TOMAR PARA SI
Francine Mecenas Silva Cortez
set. 12 - 2 min de leitura
000

Neste módulo, estudamos as ordens da ajuda, as quais, na Escola Real, cujo tema é cuidar do ser, representam quem se importa, serve, e, quem serve, se importa. Cuidamos uns dos outros e cuidamos do ser. 

Bert Hellinger nos ensina de uma maneira muito sábia que, para ajudar, existe um modo, uma métrica. As ordens da ajuda dizem que somente quem recebe a ajuda é capaz de fazer algo com o que se vê. Há um limite claro de até onde um ajudador pode ir, e, também, um bom ajudador não se enche de expectativa do resultado da sua ajuda. Ele deixa o caminho livre para que o outro se movimente do jeito que melhor lhe cabe.

Para Bert Hellinger, são 5 as ordens da ajuda:

A primeira ordem: você só pode oferecer aquilo que você têm, e, só pode pedir aquilo de que necessita. Dessa forma, quem ajuda e quem é ajudado são beneficiados mutuamente nesta troca equilibrada.

A segunda ordem: tomar a realidade como é. Olhar o sofrimento do indivíduo, e olhar de uma forma sistêmica, reconhecer sua realidade e limitações. E, desse lugar, reconhecer no que é possível ajudar. Não se pode considerar só a queixa do cliente, mas, olhar para o todo, pesquisando o contexto. 

A terceira ordem: tratar os outros como adultos, sendo dois iguais seguindo no mesmo caminho, somos todos protagonistas da nossa vida. 

A quarta ordem: quando ouvir uma queixa do cliente, não considerar o aqui e agora, respeitando todo o seu sistema, nunca assumir uma atitude de  julgamento. "Deve-se colocar ao lado de quem contra quem se tem a queixa". É sempre importante escutar o outro lado da verdade, olhar o cliente e todo o seu sistema com amor. 

A quinta ordem: você só pode ajudar alguém quando você dar a ele e a seu sistema um bom lugar em seu coração. Não se pode ter julgamento, reconhecendo em seu coração quando algo acontece e não se pode ajudar o cliente. Não podemos atender se temos alguma dor em relação à dor do cliente.

Temos que respeitar essas ordens, pois elas nos trazem clareza de até onde temos condições para ajudar os cliente. Além disso, obedecendo as ordens da ajuda, poderemos realizar um trabalho lindo, em que os sistemas sejam curados e beneficiados. 

Gratidão por mais um aprendizado.

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.