Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

VIVENCIAL- ATENDIMENTO ONLINE

VIVENCIAL- ATENDIMENTO ONLINE
Tania Regina Tonieto Comel
jan. 25 - 4 min de leitura
000

Constelação em grupo

Trata-se de um método de trabalho psicoterapêutico, de natureza fenomenológica e sistêmica, criado por Bert Hellinger.

A partir das compreensões que Hellinger obteve acerca das “ordens do amor”, desenvolveu esta ferramenta terapêutica que permite ao cliente olhar a rede de vínculos em que se encontra implicado e obter uma compreensão sobre as dinâmicas e enredos familiares que geram e mantêm problemas.                    

O ponto de partida das constelações familiares é a projeção das imagens internas que a pessoa tem sobre as suas relações pessoais e sobre o lugar que ocupa nos sistemas relacionais, seja a família ou outros sistemas.

Ao permitir a exploração destas imagens internas, as constelações familiares conduzem à compreensão e à descoberta do sentido de padrões repetitivos de comportamento, os quais estão na origem de limitações e obstáculos à realização pessoal.                                            

A mudança psicológica que o processo das constelações familiares põe em marcha ocorre por via da transformação das imagens internas.

Bert Hellinger descobriu que, por amor, lealdade e fidelidade à família, quando algum ancestral deixa situações por resolver, pessoas de gerações seguintes trarão o sentimento e o comportamento, a ação para a resolução dessas situações, “emaranhando-se” e permanecendo, assim, prisioneiros a fatos e eventos pelos quais não são responsáveis e dos quais sequer têm conhecimento. 

Esta é a herança afetiva, uma transmissão transgeracional de problemas familiares, que acaba criando dificuldades na vida da pessoa.        

Há duas modalidades de atendimento: a grupal e a individual. No grupo há a participação das pessoas como representantes da família (isto é, do sistema familiar) do cliente.

Pode-se dizer que a única diferença entre a constelação familiar em grupo e individual é a dinâmica, já que na individual os bonecos, as figuras de EVA ou outros instrumentos,  representam os representantes dos familiares e através da sensibilidade do terapeuta às informações do campo energético, consegue captar o que for relevante para o cliente, naquele momento.

No caso da constelação em grupo, as pessoas presentes no grupo que se disponibilizam a servir, são escolhidos pelo cliente ou pelo terapeuta como representantes para esses elementos ou membros da família, os quais são então dispostos no espaço de forma a representar como a pessoa sente que se apresentam as relações entre tais pessoas (ou elementos) na realidade – elementos configurados em constelação.

A partir daqui, os representantes movem-se de acordo com aquilo que espontaneamente sentem ou percebem, a nível físico ou emocional.

De fato, quando os representantes de uma constelação são situados uns em relação aos outros, começam a ter sensações e a exibir reações que não correspondem a nenhuma vontade consciente da sua parte; de repente já não atuam e sentem como eles próprios, mas como os membros do sistema que representam, chegando inclusivamente a desenvolver os sintomas físicos dessas pessoas.     

(*)Este fenômeno é chamado de fenomenologia, onde o representante enquanto veiculo de informações do campo, começa a sentir e falar sobre as emoções referentes ao que ele está representando dentro do sistema do cliente.

O papel do facilitador é o de acompanhar o cliente no desenvolvimento da constelação, orientando-se através do que capta na expressão verbal, corporal e emocional dos representantes, ajuda-os (facilitando) no desdobramento dessa expressão e na assistência aos movimentos de conciliação, procurando uma imagem de solução ao problema.    

Ao mostrar com clareza as causas mais profundas dos conflitos, as constelações ajudam os participantes a romperem com o ciclo de repetição, liberando as vítimas de hoje, para que não se tornem os agressores do amanhã, e incluindo os agressores, pois se eles forem excluídos, o sistema não estará em paz e alguém irá resgatá-los.

Ao respeitar o destino do agressor, a vida dele ficará leve e seguirá em paz, em condições de fazer diferente.

Mudando dessa forma seu destino, de modo a dar uma nova direção à vida dele.

#mod09

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.