Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

OS PRINCÍPIOS SISTÊMICOS: PERTENCIMENTO, COMPENSAÇÃO E ORDEM

OS PRINCÍPIOS SISTÊMICOS: PERTENCIMENTO, COMPENSAÇÃO E ORDEM
Rosely de Barros Lavarda
jun. 2 - 3 min de leitura
000

"O jovem perguntou: Que devo fazer para me tornar o que você foi?

O Velho respondeu: Seja!"

Como esse ensinamento começo minhas reflexões sobre o módulo I – FORMAÇÃO REAL EM CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS – com Olinda Guedes, essa reflexão aborda o tema da Aula 5: Os princípios sistêmicos – Pertencimento, Compensação e Ordem.

Antes de tudo quero agradecer Bert Hellinger por seus preciosos ensinamentos, e claro agradecer a querida mestra Olinda Guedes, por transmitir esses conhecimentos com amor, respeito e carinho, tanto para com Bert Hellinger, como para com seus alunos.

Essa Aula 5 - Os princípios sistêmicos : Pertencimento, Compensação e Ordem, tomou meu coração, minha mente, minhas emoções, e me fez passar por várias reflexões; principalmente quando Olinda Guedes diz: não aprenda os princípios sistêmicos apenas para aplicar uma técnica, e sim pratique cada um deles, todos os dias da sua vida.

E assim ensina Bert Hellinger "Constelação Familiar não e uma técnica ou método. É um caminho. Uma transição para um novo nível de consciência."

E isso é maravilhoso, experimentar as delícias e os desafios diários de praticar os princípios sistêmicos, penso que depois de conhecê-los ganhamos um grande presente do Universo, e não podemos mais acenar para o velho trem quando o novo já estacionou na plataforma.

Então vou falar um pouco mais desses princípios, também chamados de as 3 Leis Naturais da Vida.

O Pertencimento

Todo membro de uma família tem o mesmo direito de pertencer. O sistema preocupa-se em proteger todos da mesma forma. Se por acaso esse direito é negado a algum membro, o sistema o reconduz ao grupo através da sua representação por outro familiar.

O Equilíbrio

Entre as 3 Leis Naturais da Vida, essa é a lei do dar e tomar no trabalho sistêmico. Onde houve pessoas se relacionando, essa lei estará atuando.

Como na física, os sistemas buscam o equilíbrio entre as trocas que ocorrem. O mesmo acontece nas relações entre as pessoas. Existe uma busca de reciprocidade e compensação nas relações humanas, onde o dar e tomar devem ser praticados em igual quantidade entre os envolvidos.

A Ordem

Dentro de um sistema, a hierarquia é comandada pela precedência no tempo. Isso significa que aqueles que vieram antes tem autoridade sobre quem veio depois. O avô tem precedência sobre um neto, um pai tem precedência sobre o filho, o irmão mais velho tem precedência sobre o irmão mais novo.

No grupo sistêmico, a compensação favorecerá sempre quem veio primeiro.

Por esse mesmo motivo, os que sucedem não podem, nem devem interferir nos assuntos dos que vieram antes. Não pode tomar dores ou insucessos, mesmo que justificado pelo amor. Esse amor “arrogante” é tomado pelo sistema como uma interferência e desrespeito pelo destino do outro.

E encerro com esse lindo ensinamento, que transformou minha vida : "O amor é terapia, no mundo não há nenhum tratamento senão o AMOR. É sempre o amor que cura, porque o amor faz você inteiro." Bert Hellinger

 

#MÓDULO 01

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.