Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

SINTOMAS E DOENÇAS - O SINTOMA COMO CAMINHO

SINTOMAS E DOENÇAS - O SINTOMA COMO CAMINHO
Solange Maria Gotzsch Montreuil
jul. 1 - 4 min de leitura
020

Iniciamos por dizer que o “corpo é o lado visível da alma e alma é o lado invisível do corpo.” A nossa alma anseia pela felicidade. Não deveria, por assim dizer que, essa felicidade seria a ordem natural das coisas? Mas, sabemos que não é. Há muito vem se buscando conhecimentos e compreensão acerca dessa “não felicidade”.

Olinda Guedes, afirma que o “sofrimento humano é a busca do AMOR”.  E esse amor só é possível com a busca e a presença da mãe.  A falta do amor, gera doenças, doenças que coloca-nos em alerta que algo precisa de atenção, algo que não foi cuidado ou zelado.

Aparecem os SINTOMAS, verdadeiros mensageiros, que nos mostram o caminho necessário a ser realizado...o caminho dos milagres. Há que se ter um olhar para os sintomas, já que são os principais motivos da busca por terapia.  

Conhecer e entendê-los faz parte da dinâmica sistêmica, já que a mesma atua na causa, buscando a solução. Na alopatia, busca-se atuar no efeito, e que, momentaneamente, não deve deixar de dar o suporte necessário às intervenções.

Já a homeopatia, Florais de Bach e outras intervenções  sensoriais vão atuar nas causas, na solução onde está verdadeiramente a cura.

Existem sintomas mais simples e mais complexos. E a cada um deles, conforme está disposto, exigem mudanças mais simples ou mais complexas. O corpo fala!

Ao sentir sintomas, há três perguntas básicas a serem feitas:

1)O que está acontecendo de errado?

2) Estou feliz onde estou vivendo?

3)Estou feliz com o trabalho que desenvolvo?

São basicamente em relação a esses questionamentos sobre ter saúde , onde terão  que ocorrer  os ajustes necessários.

Os sintomas simples – são sintomas proporcionais ao contexto e que se resolve com uma medicação pontual. Ex. resfriado, dor de cabeça.

Os sintomas complexos  são aqueles desproporcionais ao contexto, e vão evoluindo para sintomas crônicos. São temas a serem trabalhados com a ferramenta das Constelações Sistêmicas. Sempre estão ligados a traumas, que são considerados “experiências de sobrevivência” dentro do sistema. Eles podem ser pessoais ou transgeracionais.

Os pessoais estão ligados a vida intra uterina do bebê, ligados às vezes a alguma infecção da mãe na gestação. Os transgeracionais, estão ligados ao DNA, que além de registrar os traços fisionômicos, registram a experiência emocional. “.  

O que faz adoecer e o que faz curar são os relacionamentos. Então, eles são a tônica dos processos de cura. Reconhece-se o tema a ser constelado, observando o sofrimento que não resolve imediatamente com intervenções mecanicistas. Existe aí um trauma ativo. “E torna-se um obstáculo à cura, para os MILAGRES.

Os milagres são as curas de doenças graves, através da CONVERSÃO, o que a medicina mecanicista chama de  remissão espontânea. A pessoa tem um insight, tem uma mudança que vem de dentro  do coração. Não são só mudanças que vem no plano mental.  

Bert Hellinger chama de movimento do espírito, quando ocorre a intuição, que a pessoa reflete: “A doença que eu tenho, se eu fizer isso eu mudo"! Essa intuição  e as mudanças necessárias podem vir através das constelações sistêmicas.

Os  milagres são tarefas. O milagre é métrica. Eles acontecem fazendo constelação, fazendo terapia, lendo muito e tendo conhecimento. Há que se ter menos presunção, menos medo, menos importância e MAIS humildade, coragem, compaixão, mais misericórdia e mais AMOR.

As intervenções sensoriais ou sistêmicas são muito importantes no processo de cura, pois elas atuam no nível do inconsciente. Podem ser constelações, renascimento, meditação, yoga, imposição das mãos, Florais de Bach, homeopatia.

Ainda: palavras poéticas, cantos, sons, toques, imagens, aromas...  O corpo sempre fala, é importante ficar atento aos sinais, desde os mais sutis.  Doença é Não, é abandono, é indiferença.

Saúde é Sim: incluído, completo, desperto, presente.

Milagre é “o impossível se tornou matéria”.

E como lidar com um sintoma? Com humildade, aceitação, tornando-se pequeno, com sabedoria diante dele, estar com amor e disponível, como um aprendiz, um estudante!

A cura é jornada!

#mod04

 

 

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.