Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

MÓDULO V - CONSTELAÇÕES EDUCACIONAIS E ORGANIZACIONAIS

MÓDULO V - CONSTELAÇÕES EDUCACIONAIS E ORGANIZACIONAIS
Solange Maria Gotzsch Montreuil
jul. 22 - 7 min de leitura
000

            A partir do conhecimento de que tudo é energia, tudo tem vida, podemos fazer uma reflexão acerca do ambiente escolar. Surge um novo conceito de pedagogia sistêmica.

            Criada pela mestra Olinda Guedes e pautada nos ensinamentos de  Bert Hellinger sobre constelações sistêmicas, as constelação sistêmica não é vista apenas como uma prática terapêutica, mas um estilo de vida.

               Percebe-se que a necessidade de reinventar a escola, bem como o relacionamento escola-aluno-família pensando na melhor aprendizagem da criança, como um ser integral.

                  Muitas demandas por terapia, tem origem nos comportamentos que os filhos apresentam na escola, como choro, vontade de fugir da escola, entre outros. Os terapeutas devem estar preparados oferecer o acolhimento necessário aos pais que os procuram. Procurar saber se os pais conhecem a escola, se sabem os nomes dos professores, sabem se o ambiente é agradável, se eles (os pais) gostam de estudar e os filhos tem isso como exemplo.

              Dessas reflexões surgem a importância de escola-filho (a)-família andarem de mãos juntas na educação dos filhos.  “Do portão prá dentro a família precisa estar, do portão para fora a escola precisa estar”. Estudar e aprender são características de pessoas bem sucedidas. E só se vai gostar de aprender quando se sente amado quando se sente importante. E só os que estudam podem trazer soluções para humanidade e terem prosperidade.

            É muito importante que os pais possam ensinar aos filhos a importância da prosperidade e do êxito na vida, pois somente aí a escola vai validar ou enfraquecer, através da conduta do aluno. O terapeuta ao receber os pais com filhos com problemas de aprendizagem, deve fazer duas perguntas sistêmicas:

       1)Como está a felicidade na sua vida?

       2) O que precisa ser feito para aumentar a sua felicidade?

      São perguntas que resolvem rapidamente várias áreas da vida. Olinda Guedes afirma que não existe problema de aprendizagem, existe problema de ensinagem.

            O sucesso de uma empresa depende da vida escolar de seus colaboradores. Quando a criança não é vista ela leva isso para empresa. Chama-se de orfandade funcional. A criança quando não é olhada, não é vista, ela protesta, ela chora. Porque ela está precisando ser olhada e de pertencer, tem fome de hierarquia.

        A dinâmica funciona assim: o maior entre vós deve ser visto. Daí o líder comanda e todos os liderados são comandados e colaboram. O líder para ser observado ele precisa ser antes um servidor.

      As pessoas que trazem traumas familiares ou escolares, terminam por transferir isso na empresa, ficando doentes e buscando os atestados médicos. Em constelações sistêmicas, entende-se que doença frequente é a busca pela mãe, a volta para a mãe. 

       Quando os líderes são funcionais ajudam pessoas, e vão ajudar as pessoas a curarem seus sofrimentos. Quanto mais o líder for autoritário mais ações trabalhistas. Energia, chama energia.

      Existem duas grandes energias na vida: tempo e dinheiro. O tempo é energia vital e está associado a mãe. Se a pessoa tem tempo ela pode ter prosperidade. A prosperidade é a pessoa poder usufruir do dinheiro que tem. 

        Infelizmente a maioria das escolas não colocam atividades que preencham o tempo  e empoderem as nossas crianças pela vida afora. A criança quer saber como funciona a vida. Quando a escola não honra o tempo das crianças elas vão ser profissionais que “matam o tempo”.

       Chama-se isso de orfandade funcional com a mãe.

      Ela  fica doente para sair do trabalho e encontrar a mãe, alegria de viver. Mas, as empresas podem honrar o tempo dos colaboradores, conhecendo o perfil de cada um e aproveitando os potenciais de acordo com as especificidades de cada um.

        Como viver de modo saudável? Fazendo aquilo que traz alegria e felicidade e que traz sentido à vida. Ou você ama o que você faz, ou você procura algo que você ama para fazer.

         TEMPO=ABUNDÂNCIA=AMOR

        A energia do dinheiro tem a ver com o pai. É a mãe  que abre o caminho de amor entre o pai e a criança. A mãe estando empoderada (nem no machismo, nem no feminismo) vai poder ensinar essa criança a aceitar o pai do jeito que ele é. A mãe tem muito mais poder sobre o filho, devido a relação biológica da gestação.

       Se o pai e mãe são disfuncionais, as vezes não será possível reconciliar com eles, pois são considerados apenas genitores. Eles têm importância porque deram a vida, mas gratidão e segue a vida.

        Faz-se necessário ressignificar esses pais, adotando uma referência interna de amor. Traz aqui um exemplos: Nossa senhora, um santo, Buda ou outro. A partir do momento que ressignifica um problema fica resolvido.

        Ainda, sobre a energia do dinheiro, tem que se estudar e aprender sobre o dinheiro. Deixar de ver o dinheiro como se fosse uma coisa mística e intocável.         Olhar o dinheiro com carinho, com reverência, do mesmo modo como você adquiriu uma figura paterna com quem você pode conversar. A memória de orfandade paterna o dinheiro vem e vai.

        Para se obter  êxito na profissão pode-se realizar a constelação de curriculum.

      Olhando para a linha do tempo, vendo todas as profissões anteriores, desde a primeira, seja desde uma atividade exercida no âmbito familiar, com amor, altivez e alegria.

Reconciliar com a mãe, com a natureza, com as coisas mais humildes. O resultado será êxito e felicidade. Disso pode-se estar mais preparado para a escolha de uma profissão ou carreira. Depak Chopra cita duas perguntas básicas a serem feitas:

1) o que você gostava de fazer quando criança?

2) Como você pode colocar isso a serviço da vida? 

Ademais tudo vai encontrar você. Ainda, pode-se observar quais os talentos atuais e quais os talentos dos antepassados. Isso é energia expressa.

Com relação as constelações organizacionais, é importante destacar aqui que quando a vida não vai pra frente, é necessário olhar para traz. Com relação as empresas, analisar toda a história da empresa e toda a energia que permanece alinhada a ela.

       Trazer todas as informações para o campo e realizar as intervenções necessárias, porque as vezes as soluções podem estar além do aparente.

A serviço da vida. Vida feliz!

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.