Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

TEMAS EXISTENCIAIS

TEMAS EXISTENCIAIS
Solange Maria Gotzsch Montreuil
set. 12 - 4 min de leitura
000

Somos seres criados para uma vida feliz e plena. Há sempre que se buscar compreender que nenhum sofrimento humano é normal. Muitas vezes se acostuma com uma situação de dor, de sintomas ao longo da vida, e considera que é normal, comparando-se a algum antepassado, como forma de manter o vinculo de lealdade.

Para se obter uma melhor compreensão, ou um insight, é necessário fazer a seguinte pergunta: “Como estaria sua vida se você não tivesse esse sofrimento?”. Tudo o que impede que a pessoa tenha uma vida feliz, existem lealdades e emaranhamentos, e pode ser curado.

Na maioria das vezes confundimos o “normal” como sinônimo de saudável. Não se pode ter o mesmo sofrimento sempre e achar que é normal. Temos que olhar para o sofrimento com a compreensão de que existe a cura. Através da terapia sistêmica, das constelações sistêmicas, é possível encontrar a solução...a CURA, olhando o tema, completando e resolvendo.

As coisas simples, sofrimentos cotidianos, levam vidas e vidas. A exemplo: os sintomas como melancolia, insônia, depressão, podem gerar outros desequilíbrios, como obesidade e hipertensão.

Os sintomas simples sinalizam o melhor momento para se trabalhar a cura.

Já nos sintomas complexos, só com intervenções terapêuticas profundas...vai para o campo dos milagres. A dinâmica sistêmica da melancolia, está relacionada a energia feminina, saudade da Pátria Mãe, lugar que nunca poderia ser re-visitado, memória de exílio, memória de emigração, guerra, entre outros. Outro sintoma relacionado com a energia feminina é a angústia.

Está relacionado com a falta da mãe. Interrupção prematura com o vínculo da mãe.

A ansiedade, tão sentida no mundo de hoje. As pessoas de uma maneira geral vivem ansiosas, têm sentimento de pressa... ir logo, mas ao mesmo tempo têm medo. Mas medo de que? Do perigo. A dinâmica sistêmica da ansiedade é a ausência da figura paterna. O pai é a direção, o horizonte, o futuro. Sem o pai existe o medo.

Falemos do sintoma da depressão, tão comum e não normal nos dias de hoje.  A raiva, a impaciência, o nervosismo estão relacionados a memória transgeracional ou pessoal de orfandade materna. A figura de uma mãe não funcional. Existe um corpo de dor que precisa e pode ser trabalhado.

Uma pessoa empoderada e funcional não se submete a qualquer tipo de abuso ou violência. Quem têm obrigação de se proteger e deixar o entorno seguro é o adulto funcional. Quando isso não acontece é necessário buscar soluções terapêuticas para que liberte todos os descendentes e o sistema possa ser curado.

Os fatos cotidianos também são considerados sintomas. A exemplos: há sempre um acidente doméstico quando se vai receber uma visita, como cair uma sobremesa no momento de servir. Exemplo 2: Quando de uma reforma e/ou construção de um imóvel – há sempre alguém que lesa essa pessoa.

É possível constelar o tema, trazer o fato para uma visão sistêmica, provavelmente existam memórias pessoais ou transgeracionais atuando no corpo físico agora. Há que se fazer um movimento de cura. Sendo assim, a pessoa-cliente faz a lição que aguardava e que precisava ser aprendida pelo seu sistema.

Outro aspecto a ser trabalhado sistemicamente são os contos de fadas e as histórias infantis. A exemplo: Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel, Bela Adormecida, entre outros. Todos os contos de fada têm um significado coletivo e sistêmico.

A Rapunzel, por exemplo, é o feminino que não amadurece e ainda tem que ser a salva-vidas de uma relação infantilizada. Existe aí uma relação abusiva entre o masculino e o feminino. Chapeuzinho Vermelho, onde não aparece o masculino do sistema, mas aparece a figura do lenhador.

Existe aí, além do aparente, sintomas de abuso sexual.

Quando o cliente traz um conto de fadas, o campo informará que tem identificação com o corpo de dor daquele sistema, e toda a constelação buscará a solução para aquele tema.

#mod06

        

.

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.