Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

AS LEIS DA VIDA - PRINCÍPIOS SISTÊMICOS

AS LEIS DA VIDA - PRINCÍPIOS  SISTÊMICOS
Eloni Gomes
jun. 1 - 3 min de leitura
010

As leis da vida, princípios sistêmicos, simples e muito rico. Os princípios sistêmicos nascem da biologia, a natureza não discrimina, ela incluí tudo, sem julgamento. Os três princípios que norteiam as relações familiares, segundo Bert Hellinger, também chamados de Leis do Amor, são: o princípio do Pertencimento, da Compensação e da Ordem.

Pertencimento:

O indivíduo pertence ao grupo independente de suas ações, onde todos os membros de um sistema possuem o direito de pertencer, sendo que esta ligação transcende a moral e o merecimento. Assim, o pertencimento move a vida e as relações, trocas, comunidades de destinos, não é uma situação de ser concedido ou não o direito de pertencer.

Aqui compreende-se a necessidade de saber sobre minha família, sua dignidade, até mesmo contra as suas leis maiores para se pertencer a um grupo. De uma forma  precisa inclui-se os filhos abortados, parentes ou ancestrais com doenças mentais ou outra doença séria.

As consequências desse princípio podem ser marcantes a partir da exclusão de um membro da família, revertendo em uma compensação, onde os vínculos familiares e sistêmicos acabam atuando em algum membro da família na geração atual.

Compensação:

Nos relacionamentos amorosos ou de amizades não existe precedência, todos chegam juntos. Existe o equilíbrio dentro das relações, entre o dar e o receber, “amor de graça”. Aqui entra a necessidade de retribuir uma gentileza, criança recebe e vai doar, ou até mesmo de um amigo ou do cônjuge.

Essas trocas são as ligações entre as pessoas, as trocas acontecem através do equilíbrio, aquele que recebeu algo sente a necessidade de retribuir. Isso também acontece com as trocas negativas, prejudicar o outro, outra família, uma vingança, retribuição sem equilíbrio vai gerar um dano ou reparação.  

Existe, no entanto, a consciência dos sujeitos, que traz a possibilidade de reverter situações. O método criado por Bert Hellinger, a Constelação Familiar Sistêmica, favorece o alinhamento e a visualização, a partir daí, o sujeito enxerga e passa a entender questões antes vago.

Ordem:

Refere-se à hierarquia, onde quem já faz parte do sistema há mais tempo tem precedência, mas não preferência sobre os indivíduos que chegam depois.

Importante respeitar seu líder, e o pai cuidar do filho, buscando expressar a necessidade de respeitar os que vieram antes como pais, avós, bisavós, enfim, toda a ascendência do sujeito, que são chamados de “grandes” por Hellinger.

Ordem, respeito, meu lugar, não violar a ordem, pois não trará progresso. “Que o maior dentre vos sirva!” e, os que vieram depois como filhos, netos e descendência, são chamados de “pequenos”.

A ética moral no principio da ordem, não se trata de um estudo ou conhecimento, mas sabiamente, em respeito pelo outro e suas experiências de vida. Trata-se de postura perante a ascendência, de como devemos nos portar diante daqueles que vieram antes de nós.

Desse modo, cada indivíduo mantêm-se em seu campo familiar e individual em determinado nível, com êxito nas relações, com saúde, buscando uma disposição para que seja feliz, produtivo, livre para suas escolhas, ou ao contrario, onde tudo pode ir contra suas expectativas com situações de conflitos, doenças, brigas e uma vida estagnada.

#mod01

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.