Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

MÓDULO 06 - CONTOS DE FADA

MÓDULO 06 - CONTOS DE FADA
Derly Ferreira Assunção de Almeida
mai. 31 - 3 min de leitura
020

Com qual conto eu me identifico? Logo de cara disse Branca de Neve!

Uau! Que isso? Como assim? Contos de fadas tem a ver com a nossa vida?

Refleti...  Custei muito para escrever este texto.

Branca de Neve... Aquela que foi abandonada... Primeiro por sua mãe, depois por seu pai... Abandono e “troca” por outra pessoa (madrasta).

 Minha constante necessidade de ser cuidada. Branca de Neve foi cuidada pelos Sete Anões e depois o Príncipe que vem libertar e a salvar de qualquer mal.

Foi exatamente isso que busquei bem nova no meu primeiro marido: Um Príncipe Encantado.

Caçula de sete irmãs (um aborto espontâneo), nunca precisei fazer nada, no sentido de decisões, de posicionamentos. Uma mãe amorosa porem um pouco distante, no sentido de orientar, acompanhar mesmo meu desenvolvimento, levar na escola quando eu era pequena...

Depositar no outro todas as minhas expectativas e esperar que ele decida por mim, que ele, faça por mim, o que não me sentia capaz.

Só que veio a decepção, meu marido jamais seria um príncipe e sim um ser humano com muitos e infinitos defeitos e qualidades.

E como não poderia faltar após alguns anos a traição do marido. E então a minha sensação de fracasso, de baixa estima, de não ter feito o correto, de não ter sido perfeita o bastante.

De perceber que o Príncipe não existe e a dura constatação de que deveria ser Eu a buscar meu caminho.

Minha falta de coragem de enfrentar as coisas, de me posicionar. Sempre esperando que o outro faça. Mesmo sabendo que posso fazer, que sou capaz.

O mesmo se deu durante a criação dos meus dois filhos, minha incapacidade de achar que não dava conta, apesar de todo o meu amor. Nunca enfrentava uma defesa deles quando havia briguinhas entre eles e os coleguinhas, sempre mandava que eles resolvessem.

Entenda, algumas vezes era eu como mãe que deveria ter imposto alguma coisa, outras com certeza era necessário deixá-los se defender, me esquivar de levá-los na escola.

Mas ao mesmo tempo desenvolvi uma necessidade se cuidar do outro (terapeuta holística), e aí me remeto novamente ao conto, Branca de Neve foi cuidada pelos Sete Anões, mas também cuidou deles, foi responsável por eles. E é uma coisa muito incrível pois, fico um pouco limitada ainda a atender somente os familiares e os mais próximos a mim, de ser responsável pela saúde deles, por agradá-los.

Nossa que show! Minha eterna sensação de abandono que só findou após uma segunda constelação. Perceber o quanto de minha mãe há em mim, quantas repetições...

Muito incrível e libertador, conhecer essa identificação e poder mudar, avançar, me tornar mais forte, mais soberana de mim.

Muita gratidão por todo o aprendizado aqui neste curso!

 

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.