Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

MOVIMENTO DO ESPÍRITO

MOVIMENTO DO ESPÍRITO
ANA RODRIGUES
jul. 25 - 9 min de leitura
000

As transformações durante esse um ano de formação em Constelações Sistêmicas, na Escola Real, foram muitas e expressivas.

Destaco a frase que Olinda Guedes nos apresenta no livro, Além do Aparente, pág. 95, para representar minhas transformações.

A cura chega quando, a partir do momento de soltar, é possível a condição extraordinária de tomar. ”

Começo a falar sobre esse processo com um texto que escrevi, e não publiquei, após a aula 1 do Encontro de Aprendizagem, no dia 16/09/2020. O texto foi a reverberação da aula em mim, expressei-me assim:

A leitura.

Uma dificuldade. Um desejo.

Um sonho. Uma conquista.

Histórias do Coração, nome do livro que foi o primeiro presente desse desejo. Tenho até hoje e, ainda, não consegui ler.

O primeiro livro que livro que li inteiro, ou boa parte dele, foi Mio Meu Filho, eu estudava na 4ª série, em 1982.

Minhas dificuldades de aprendizagens passaram por oito anos de acompanhamento com fonoaudióloga, que não foram suficientes para minha cura. A melhora no processo de aprendizagem realmente, foi se concretizando quando comecei a lecionar.

Isso! Fui minha própria professora, aprendi e descobri caminhos ao alfabetizar meus estudantes. Sou assim até hoje. Qual professor não é, não é mesmo? Nesta trajetória da aprendizagem, na infância, por vezes ouvi: “Nossa! Como você lê mal. “; “Ela é assim mesmo, tem dificuldades. Não sei como vai ser. “

A partir da leitura do livro “O que traz quem levamos para a Escola? ”, de Olinda Guedes, uma pergunta não sai da minha cabeça: Qual é o meu lugar? ... por vezes, percebo-me vivendo o fluxo que a vida trouxe para mim.... Ah! E sempre fiz o meu melhor!

 

Reler esse texto no momento de conclusão da formação, concretizou para mim, qual é o meu lugar. Confesso que já encontrei meu a alguns meses. Sinto-me confortável, bem, feliz e realizada onde estou. Minhas relações pessoais são cada vez mais harmoniosas, seguras e produtivas.

Atualmente, sou gestora escolar na SME do Rio de Janeiro. Sou formada e atuo como professora desde 1990. Fui professora regente da Educação Infantil ao 5º Ano do Ensino Fundamental, orientadora de estudos pelo PNAIC – Pacto Nacional de Educação na Idade Certa e, também, ministrei formações de professores na CRE – Coordenadoria Educacional de Educação, na qual sou lotada, na SME/RJ.

Sigo minha jornada pessoal e profissional na busca por ampliar minha atuação profissional, especificamente, o empreendedorismo na formação humana. Conhecer a Olinda Guedes neste caminho e ter a oportunidade, o compromisso e o envolvimento de fazer a Formação Real em Constelações Sistêmicas, está sendo um divisor de águas em vida.

A Formação Real em Constelações Sistêmicas foi meu primeiro curso, agora tenho o conhecimento que as constelações sistêmicas são para a vida. Que ser um constelador sistêmico pressupõe ter, na vida diária, uma postura sistêmica. Constelações Sistêmicas é para além de uma fenomenologia, é uma filosofia de vida.

Conheci as constelações nas sessões de terapias do nosso filho mais novo. Mais tarde, constelei alguns temas com minha terapeuta. O que, também, deu o movimento no espírito durante minhas transformações.

Nos passos desses doze meses da formação fiz a leitura de alguns livros, indicados pela Mestra Olinda Guedes, os quais cito e apresento, um pouquinho, do que cada um reverberou em mim:

O que traz quem levamos para escola? Pedagogia Sistêmica, de Olinda Guedes - Vi os encantamentos da alma com a escola;

Você é um de nós: percepções e soluções sistêmicas para professores, pais e alunos., de Marianne Franke-Gricksch – entre as riquezas nos relatos e as experiências vivenciadas, encontrei muitas possibilidades;

Meu trabalho. Minha vida, de Bert Hellinger – Foi um encontro comigo mesma, novos caminhos, validações pessoais. Destaco uma das frases constelatórias para mim: “Põe em ordem a tua casa! ”;

Além do Aparente, de Olinda Guedes – O próprio título define bem a essência do livro. Ver além, perceber o Estado de Graça. Ver a dor como possibilidade de escuta, de cura;

Uma Menina... Bella, de Sheila Denyse Jamel Edim – Uma doce volta ao ventre da mãe, à gestação de um filho e às etapas do desenvolvimento humano;

Onde estão as moedas? As Chaves do Vínculo entre Pais e Filhos, de Joan Garriga Bacardi - A reconciliação com os pais e o sistema familiar.

Olhando e vendo esse espaço de tempo tão curto e, ao mesmo tempo, tão extenso e valioso, vejo e, agora eu sei, o potencial que tenho em mim.

Eu consegui por mim e por todo meu sistema, chegar a conclusão deste curso participando das aulas em tempo real, na maioria das vezes, quando não assisti as gravações, assisti todos os módulos do ambiente do curso, li mais de 5 livros (isso foi simplesmente, incrível e extraordinário), enquanto segui trabalhando remota e presencialmente, no movimento de reinvenção da educação escolar.

Nossa! Quanta gratidão transborda em mim!

Sim, eu aceito tudo o que está reservado para mim.

Entender que a vida é um espiral ascendente em constante movimento. Receber a vida através da mãe e do pai é uma gratidão incondicional. Honrar mãe e pai que cuidam, alimentam e ensinam com amor é benção.

Ser grato aos genitores, aqueles que só puderam nos gerar e dar a vida. São alguns dos conhecimentos dos estudos sobre Constelações Sistêmicas que afetaram a minha alma e alimentam minhas transformações.

Constelações Sistêmicas é mergulhar no mistério da vida, desvendar fatos que se repetem, desbravar as ondas do mar que guardam as histórias do nosso sistema. É perceber que pertencer é a necessidade básica da existência, que a ordem é a estrutura que se organiza conforme o tempo e que equilíbrio é o dar e receber.

Constelar é sentir a cura do sintoma reverberar no dia a dia. É verdadeiramente, um milagre que acontece quando a lei do amor é experienciada no corpo de dor.

Na cura podemos visionar a solução dos problemas, traçar caminhos, co-criar os desejos mais profundos, aceitar a vida que nos foi entregue exatamente, como foi. É exercitar o não julgamento como forma de perdão e simplesmente, não julgar. É assimilar que a empatia precisa ser constante, ser um movimento primordial nas relações.

Na ordem da existência social é ter a FAMÍLIA como o primeiro santuário do sistema e a ESCOLA como o segundo santuário.

Concluindo, neste momento, as mensagens que a formação plantou em mim, aprendi que: Você só cura quem tem um lugar no seu coração.

Hoje vivo de maneira mais leve, meus muitos afazeres que antes geravam certa irritação e até mesmo impaciência, hoje são realizados com tranquilidade, saboreando com prazer o amor que tenho pela vida, pela família, amigos e colegas de profissão e a gratidão e honra aos meus pais e antepassados. Agora eu vejo! Agora eu sinto! Agora eu sei!

Muitos são os resultados positivos que vejo no meu dia a dia:

Ser grata aos pais ou genitores pela vida que recebeu.

Honrar pai e mãe, recebendo e aceitando o amor do jeito que lhe é entregue.

Meditar em sintonia com o pensamento que: Tudo começa pelo amor e pela humanidade. O amor e a humanidade reverberam em nós.

Projetar a solução desejada ou a cura desejada, nos momentos de desafio e/ou de dor: O sintoma é o caminho da cura.

Honrar o trabalho. Consagrar o dinheiro. O dinheiro não abre e nem fecha portas, ele é uma das centenas das chaves do trabalho.

Ser empático é ter meios para mudar o mundo.

Assumi o meu lugar de gestora escolar, oportunizando formação nos centros de estudos e falas contínuas no dia a dia escolar, nas reuniões de equipes e nas reuniões de pais, considerando os trechos abaixo destacados. Está sendo uma experiência motivadora e gratificante.

“A esperança nasce em Casa, passa pela Escola e se expressa no Trabalho. ” Mód. 5, Aula 1

“Precisamos desescolarizar a vida e precisamos levar a vida para dentro da Escola. ” Mód. 5, Aula 1

“3ª Lei: Ordem

Quando respeitamos os pais, permanecemos fortalecidos em nosso lugar de educador e de professor. Não nos imiscuindo na vida da criança com seus pais, ela se torna fortalecida para ser a versão melhorada de seus pais ou, dizendo com outras palavras, ser o melhor de seus pais. ” O que traz quem levamos para a Escola? Pedagogia Sistêmica – pág. 83

Oportunizar um GT – Grupo de Estudos sobre Pedagogia Sistêmica na unidade escolar que atuo.

E assim chego ao final dessa prazerosa Formação Real em Constelações Sistêmicas. Expresso meus agradecimentos, dizendo:

Querida Mestra Olinda Guedes, primeiramente, gratidão pelo ensinamentos, trocas, argumentações, intervenções e conhecimentos compartilhados com amor, tamanha sabedoria e atenção. Reverencio seu trabalho e a sua equipe que age, interage e acolhe seus estudantes com envolvimento e compromisso nas orientações e esclarecimentos, é um diferencial ímpar, lindo e florido.

#rccfr

#conclusaodocurso

#gratidao

#movimentodoespirito

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.