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FICHAMENTO DE LEITURA ORDENS DA AJUDA

FICHAMENTO DE LEITURA ORDENS DA AJUDA
Angela Helena Bona Josefi
abr. 11 - 5 min de leitura
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DADOS DA LEITORA

Nome completo: Ângela Helena Bona Josefi

Curso: Formação Real em Constelações Sistêmicas

 

DADOS DO EXEMPLAR LIDO

Título: Ordens da ajuda

Autor(es): Bert Hellinger

Edição: 5ª  

Local de Publicação: Minas Gerais

Editora: Atman

 Ano: 2019

Qual a mensagem global que o autor deixou para você? Resuma em, no máximo, 4 linhas.

No processo de ajuda deve-se levar em conta que só se pode oferecer aquilo que se tem e só se pode pedir o que se necessita; que é preciso tomar a realidade como ela é, com todo o seu contexto, e não somente a queixa do cliente isolada da sua realidade e história; que é importante colocar-se como adulto, tratar o outro como tal, e dar-lhe um lugar no coração, sem julgamento.

. A partir do que você leu, enumere 10 dicas para você criar excelência para sua vida.

  1. A ajuda ao próximo é necessária e faz bem também para quem ajuda, porque aquele que não pode ajudar ninguém, fica só e definha. Ajudo porque também preciso disso;
  2. Quem recebe o que precisa, também deve dar algo de forma a compensar a ajuda. Desenvolvo atitude de gratidão;
  3. A retribuição dos filhos aos pais será sempre limitada porque o que eles deram é grande demais para que se possa compensar. A eles cabe o reconhecimento a gratidão e a honra que vem do coração. A vida que recebi de graça, é suficiente, e sou grata aos meus pais por permitirem e cuidarem de mim, com tudo o que lhes custou;
  4. A compensação aos pais diante da grandeza do que nos deram – a vida – só é possível passando a vida adiante, aos próprios filhos, ou cuidando com amor gratuito da vida de alguém necessitado. Compreendi o que significa amar incondicionalmente e cuidar da vida dos meus filhos;
  5. O tomar e o receber em mesmo nível, deve acontecer entre pessoas equiparadas, por exemplo entre cônjuges, e se não houver reciprocidade, equilíbrio, a relação não pode ir adiante. Eu e meu marido precisamos um do outro na mesma medida;
  6. Para ajudar alguém em uma queixa, é preciso entender essa queixa considerando as circunstâncias, sem querer mudá-las ou agir contra elas. Agora olho para o contexto do outro com mais respeito e acolhimento;
  7. Para ajudar, é necessário colocar-se ao lado daquele contra quem o ajudado tem uma queixa. Aprendo como ter empatia;
  8. Como terapeuta devo colocar-me como adulto ao lado do cliente, vendo-o como um adulto também, para ajudá-lo em condição de sintonia e igualdade, não como alguém superior. A condição do outro deve ser tão importante para mim quanto para ele;
  9. Na terapia, a ajuda ao cliente requer empatia e percepção de que ele é parte da sua família, não um indivíduo isolado. Essa percepção ajuda-me a colocar-me no lugar do outro, sem envolvimento de relacionamento pessoal;
  10. Para ajudar, é preciso amar o outro como ele é, nas suas diferenças, com suas características, sem julgamento. Só  posso ajudar quando não  tenho nenhum julgamento.

. Considerando a realidade onde vive, o que você aplicou, imediatamente, assim que leu? (Qual tópico, qual ideia? - cite o capítulo, página e a ideia).

  1. “Para agir de acordo com as ordens da ajuda é necessária uma percepção especial. [...] Essa percepção surge do centramento interno” (p.19). Passei a valorizar e usar a meditação para sentir e compreender melhor;
  2. “[...] a psicose não é o sofrimento de um indivíduo. Ela é o sofrimento de um sistema. [...] por trás de uma psicose está uma morte [...]. A pessoa que sofre precisa incluir, ao mesmo tempo, tanto a vítima quanto o agressor em sua própria alma. Isso leva a um desnorteamento.  A solução é que ambos, vítima e agressor, recebam novamente um lugar na família.” (p.23). Aprendi a olhar com amor, respeito e acolhimento para a pessoa com Bipolaridade, e a encontrar o caminho de ajuda.

. O que você transformou em si mesmo com a leitura deste livro?

  1. Melhorei o uso da meditação como uma forma de perceber a realidade minha e dos outros;
  2. Assumi uma postura mais comedida e menos intervencionista no sentido de não querer mudar o outro, mas ajudá-lo a encontrar a própria solução.

Quais as mudanças que você se compromete em tornar real a partir desta leitura?

  1. Acolher mais;
  2. Interferir menos;
  3. Observar com cuidado para perceber melhor;
  4. Dispor-me a ajudar sem me impor;
  5. Não julgar.

Se você encontrasse o autor do livro, o que você diria a ele?

Muita gratidão pelo que recebi. Tanto conhecimento, objetividade e amor expressos nas práticas relatadas e nas discussões e orientações. Muito, muito grata!

. Enumere 3 pessoas para as quais você sugeriria este livro e justifique.

  1. Psicólogas que conheço, para que sejam ajudadas na sua ânsia de ajudar seus clientes principalmente em casos de maior complexidade nos seus sofrimentos;
  2. Advogados que lidam com causas de família;
  3. Professores, para compreenderem as dificuldades e/ou rebeldia dos seus alunos e ajudarem de forma mais assertiva e inclusiva.

 

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