Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

NO CENTRO SENTIMOS LEVEZA

NO CENTRO SENTIMOS LEVEZA
LARISSA PEDRINA BERDU
mar. 22 - 6 min de leitura
000

Trago neste artigo um breve resumo sobre as ordens da ajuda e proponho um exercício para a conexão com o centro, com o estado de presença. Penso o quanto podemos colaborar com os outros, nosso cliente, propondo o encontro com a leveza, assim como no título do livro do mestre Bert Hellinger “No centro sentimos leveza”.

Resumo das ordens

Ordem - Tomar para si apenas o necessário e dar apenas aquilo que se tem. O equilíbrio é a chave tanto para quem doa quanto para quem recebe. Por isso, o caminho do meio nesta relação de assistência, não é ter nem demais e nem de menos.

2ª Ordem -  Saber compreender o contexto da situação é a chave para reconhecer seus próprios limites e também para ter a humildade de não avançá-los ainda que seu ego deseje isso. Ao reconhecer as circunstâncias e analisar com clareza suas possibilidades de ação, o ajudador, mesmo que discretamente, pode fazer o seu melhor apenas com os recursos que dispõe e nada mais.

Ordem - Posicione-se diante de seu ajudado sempre de pessoa adulta para pessoa adulta. Empodere-o de modo que perceba que é o autor de sua história e responsável por suas escolhas, erros, acertos e conquistas. Para isso, jamais tente ocupar papéis que não são seus para que ele se sinta melhor. Ainda que queira muito ajudar, posicione-se sempre de maneira adulta e madura.

Ordem -  É preciso olhar para o cliente de forma sistêmica e não isolada, ou seja, considerando suas relações e todos aqueles que estão ao seu redor, em especial, a figura dos seus pais. Estes, por sua vez, também devem ser acolhidos e amparados com o mesmo respeito.

Ordem -  Honrar e respeitar a história de cada pessoa; amar esta sem reservas e como ela é na essência e, buscar compreender e aceitar os desígnios da sua vida, o seu destino. Assumir esta postura ajuda o terapeuta a enxergar melhor a natureza da queixa do cliente sob o viés daqueles que convivem diretamente com ele. Também auxilia a que tenha novas perspectivas do problema que ajudem o cliente a enfrentar suas dificuldades e solucioná-las de vez.

Exercício sistêmico- No centro sentimos leveza

No centro nos colocamos sem expectativas, como adultos observadores.

No centro nos encontramos no lugar que respeita o plano divino, que respeita o eu, o outro, a natureza, o TODO.

Vamos neste exercício em busca do nosso centro, da nossa essência. Deste lugar neutro onde emitimos nossa luz.

Coloque uma situação que você deseja atingir, o seu estado desejado: um curso, um empreendimento, uma profissão, uma mudança de rotina, um bem estar para sua saúde, uma casa, haquilo que desejar. Segure esta situação próxima ao cardíaco, carregue em suas mãos. Respire profundamente, coloque-se numa posição confortável, se possível feche seus olhos.

Sinta seus pés fixos no chão. Conecte-se com a expressão “Eu sou”. Repita em voz alta:  

Eu me sinto ancorado, saudável e confortável sendo eu mesmo. Sinta a força que vem da terra, ela percorre todo seu corpo, traz luz e equilíbrio. Inicie um movimento com o seu corpo para frente e para trás. Conecte-se com a expressão “Eu sinto”. Repita em voz alta: 

Eu confio e valido meus sentimentos.

Ainda neste movimento leve, para frente e para trás, conecte-se com a expressão “Eu faço”. Repita em voz alta: 

Faço escolhas benéficas para mim.

Isso, calmamente encontre seu centro, respire profundamente. Neste lugar você pode olhar para seu estado desejado e perceber que ele está mais claro, ele se apresenta com nitidez.

Agora inicie um movimento para direita e para esquerda, conecte-se com a expressão “Eu amo”. Repita em voz alta: 

Eu me amo e me aceito completa e profundamente.

Respirando suavemente encontre seu centro. Muito bem. Isso! Você está indo muito bem! Seu estado desejado está brilhando.

Agora inicie um movimento da sua cabeça para cima e para baixo, conecte-se com a expressão “Eu falo”. Sinta seus músculos se alongando e dando espaço para sua voz. Repita em voz alta: 

Eu expresso claramente minhas emoções e pensamentos.

Uau! Seu estado desejado está colorido. Entre em contato com as informações do seu percurso pra chegar até aqui.   Agora inicie um movimento da sua cabeça da direita para esquerda, conecte-se com a expressão “Eu vejo”. Amplie seu olhar. Repita em voz alta: 

Eu vejo cada experiência como fonte de aprendizado. Eu acesso a sabedoria superior.

Respeite profundamente, neste momento você vê as soluções e possiblidades para o seu estado desejado. Entre em contato com todas as informações que vierem. Você está pronto para receber o que o UNIVERSO tem para você.

Uma suas mãos em posição de oração, respire profundamente e toda compreensão se faz possível, entregue seu desejo para solução divina, deixe a verdade superior agir naquilo que é bom para você e para todos. Conecte-se com a expressão “Eu compreendo”. Repita em voz alta:

Eu honro o divino que há em mim. Sou grato pela vida e pela consciência. Eu sou UM com tudo no universo. Compreendo meu papel neste mundo.

Respire profundamente e vá dizendo “Sim” a tudo que se apresenta. Este é um momento de Reconciliação, luz e gratidão. Deixe seu queixo cair em direção ao coração e agradeça esta experiência. Coloque um sorriso no rosto e sinta a leveza do seu centro.

Larissa Pedrina Berdu

#mod08    #estado atual  #estado desejado  #ajuda #eu sou  #centroleveza

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.