Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

NOITE ESCURA TRANSGERACIONAL

NOITE ESCURA TRANSGERACIONAL
Maíra Saulgriezis das Neves Pinto
mai. 29 - 3 min de leitura
000

Tarefa Mód. 07 Aula 1.

Fazer um breve relato de como você percebe uma noite escura em alguém do seu sistema e vincular com algo que reverbera em você.

Ah meu Pai, como hoje consigo enxergar sua dor!
Nasci pouco tempo depois da última grande perda financeira de meu Pai, cresci vendo um homem fraco, inerte, parecia que ele vivia num mundo só dele, como se tivesse congelado. Eu apenas uma criança, depois uma adolescente e posterior uma adulta, na época não conseguia ver o tamanho de seu sofrimento, mas hoje sim.

Através das constelações familiares, pude enxergar além, ao escrever neste momento sinto um nó na garganta e fica ainda mais evidente quantas noites escuras o senhor vivenciou.

Olhando para tudo isso mesmo sem saber repeti sua história por um bom tempo, e assim pude vivenciar algumas noites escuras. Certa vez, quando eu tinha bem pouco tempo de formada, era responsável pelo meu sustento e de meus pais, fui demitida, fiquei totalmente sem chão, rodei o dia inteiro de carro, perdida, sem conseguir voltar para casa e contar o que tinha acontecido; em prantos, com o rosto desfigurado de tanto chorar, busquei amparo na minha madrinha, ela conseguiu me acalmar um pouco e a noite voltei para casa.

Olhava para maus pais e não tinha coragem de contar, saía cedo de casa por vários dias, ficava rodando, sem almoço e sem rumo, até que um dia consegui contar a eles.

Fiquei desempregada por 45 dias, e parece que foi uma eternidade, muita dor física e emocional. Neste período não conseguia dormir e nem comer, emagreci 10kgs, chorava todos os dias com a porta do quarto trancada, eu e minha EVA (cão rootweiller) por mais estranho que pareça ela me consolava, lambia minhas lagrimas. 

Meu pai fumava 3 carteiras de cigarro por dia, eu nunca gostei nem do cheiro, tinha raiva do cigarro. Num destes dias ele me ligou, falando que eu tinha que levar cigarro para ele, pois só tinha 2 no maço. Além de muito brava por não concordar que ele fumasse, eu fiquei ainda pior por saber que não tinha de onde tirar algum dinheiro para comprar.

Quando cheguei em casa vi aquele homem andando de um lado para o outro numa crise de abstinência perguntando sobre o cigarro, minha mãe chorando e eu desesperada, me senti inútil, chorei muito, liguei para meu irmão que morava em outra cidade, falei um monte de bobagem sem nem saber como era a vida dele. 

Foram dias muito difíceis, mas após a tempestade vem o Sol, e iluminada por ele, amparada pela Fé, consegui um trabalho e as coisas foram voltando ao normal.

Sabe é tão importante entrar em contato com isso, pois só assim consegui olhar com amor para meu pai, ver o quanto foi difícil para ele, e dizer muito obrigado por ter sido o Pai certo para mim. Honro ao Senhor e a todos os nossos antepassados, com humildade sigo para a vida, escolhendo fazer diferente.

#Gratidão #compaixão #humildade #amor #transgeracional

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.