Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

NOITES ESCURAS

NOITES ESCURAS
Maria Carolina
mai. 9 - 4 min de leitura
000

Eu sei poucas coisas sobre aqueles que vieram muito tempo antes de mim, mas as noites escuras dos meus pais eu consigo lembrar coisas especificas.

Meu pai vivenciou em sua vida a rejeição por parte de seu pai e, assim que eu nasci, ele reproduziu aquilo que ele aprendeu, 1 mês depois do meu nascimento ele decidiu regressar para a casa dos pais e "devolveu" minha mãe e eu para meus avós maternos.

Com o passar do tempo, ele viveu como seu a realidade dele não fosse aquela que estávamos, como se ele tivesse que ir em busca do seu destino. Hoje, tenho a consciência de que ele precisava ir ao encontro de seu perpetrador.

Minha mãe experimentou a rejeição desde o seu primeiro segundo de vida e, ao longo da vida, passou por situações que fizeram com que ela fizesse uma armadura a seu redor. Sem sombra de dúvidas, o momento em que presenciei ela em um momento de noites escuras foi quando meu pai faleceu.

Minha mãe tinha 29 anos, tinha uma filha que dependia dela e teve que resolver absolutamente TUDO que envolvia ao enterro do meu pai sozinha. Ele foi morto no meio da selva, em um primeiro momento ele foi enterrado como indigente e em outro estado, por isso ela acabou ficando sozinha para resolver toda burocracia.

Por conta das burocracias e da falta de apoio, minha mãe entrou em um estagio de tristeza profunda, ela não dormia bem, não se alimentava e seu corpo começou a definhar.

Mesmo eu sendo pequena eu via que ela estava se deixando e indo pelo mesmo caminho que meu pai, indo de encontro com a morte, ela quase não ficava em casa e quando estava ela sempre estava realizando diversas tarefas ou se exercitando excessivamente. Esse período parecia que nunca ia passar, mas com muita terapia e maturidade ela conseguiu olhar para a morte do meu pai com menos tristeza e aceitando o destino dele.

Para falar sobre as minhas noites escuras eu tenho mais propriedade e eu poderia falar sobre diversos momentos em que eu estive dentro da escuridão, mas existe um episódio da minha vida que reflete em mim até o presente momento. 

Em 2017 eu ingressei na universidade, mudei de cidade repentinamente, fui morar com meu namorado, fiquei longe dos meus amigos, família e de tudo que eu estava acostumada a conviver. Passei o ano todo só, muitos conflitos pessoais surgiram e no final do ano eu tive uma crise de pânico terrível (meu rosto e meu corpo do lado direito paralisou) na faculdade e, até hoje, eu não faço ideia de como eu cheguei em casa.

No ano seguinte, assim que começou o ano letivo eu retornei a São Paulo (sou natural de Cuiabá e hoje moro em São Paulo para fazer faculdade) e eu entrei em um conflito muito grande com a graduação que escolhi, me questionei diversas vezes se eu queria de fato aquilo para o meu futuro e se todo meu esforço estava valendo a pena. Com o apoio da minha mãe, eu tranquei minha faculdade, continuei em São Paulo para poder estudar e encontrar meu caminho.

Nesse período eu tive que realizar um exame ginecológico e eu fui abusada pelo médico, sai do laboratório em choque e demorei um tempo para a minha ficha cair.

Por conta dessas circunstâncias, eu desenvolvi síndrome do pânico, comecei a ter pavor de sair de casa e eu surtava todas as vezes que eu imaginava em chegar perto da porta. Com o auxilio de um terapeuta e com o apoio da minha família, eu passei por esse período, não tomo medicamentos e os episódios se tornaram esporádicos.

Uma observação que eu fiz ao longo do tempo: não existia um gatilho especifico e que o lado direito do meu corpo formigava MUITO antes da crise se instalar de fato. Observei os sinais do meu corpo e procurei respeitar meu limites. Além disso, as crises quase que desapareceram depois que comecei a constelar a minha relação com o meu pai.

#mod07 #noitesescuras

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.