Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

NOITES ESCURAS

NOITES ESCURAS
ÁUREA MARIA ABRANCHES SOARES
mai. 9 - 3 min de leitura
000

 

Na minha família adotiva a escuridão mais densa chegou quando a intrusa droga resolveu ser amiga do meu irmão mais novo. Ela transformou em deserto árido e triste a minha mãe e depois, como invasora, levantou guerra entre irmãos, com discussões e brigas constantes.

 Meu pai que já não tinha força, diante de tamanha dificuldade não se envolveu, assim a família adoeceu e se desfez. Mesmo buscando entender o que é a co-dependência em terapias o grupo como um todo não se envolvia, não havia amor familiar suficiente para aguentar este problema e o esquema colocado foi a exclusão.

Com a constelação percebi que o meu irmão honrava o irmão mais velho da minha mãe que acabou como usuário de droga e morador de rua até falecer. Sua história é pouco comentada, mas hoje entendo que era a vergonha da família e não era mencionado.

Tio e irmão, eu vejo a  força de voces em sustentar esta opção de vida, eu vejo vocês;  assim como eu vejo também todos que não suportam reconhecer o seu destino. Agora todos nós fazemos parte.

Na minha história as noites escuras surgiram em um tom cinza e denso como uma nuvem que se acumulava sobre mim, elas começaram na infância e foram tomando corpo de tristeza e decepção.

Passei por muito tempo fingindo que nada estava me atingindo, mas na realidade eu mascarava o que estava acontecendo por ser vulnerável e não ter a quem recorrer.

Eu sabia o que me feria, mas não me expressar adequadamente sobre estes fatos a ponto de ser suficientemente ouvida e respeitada.

E ainda me limitava a não expor aos violadores, pois sempre voltavam a culpa para mim,  reduzindo a questão subliminar que eu merecia.  Um dia a grande tempestade chegou,  um tsunami que devastou minha alma que passei a viver como morta-viva a dor estava em toda parte, menos nos olhos da minha pequenina filha.

Foi graças ao nosso amor que eu pude sair deste pesadelo.

Fiz terapia durante anos, várias constelações em uma busca constante de conhecimento, a vida novamente retornou e pude apreciar o meu valor, dar voz aos meus sentimentos e, principalmente, escolher pode estar comigo.

Conheci Deus de perto que me carregou nos ombros muitas vezes me dando amor de pai e mãe, quantas vezes pedi colo à Ele e fui atendida.

Considero que sai humanizada deste processo, com a fé fortalecida e com a certeza de que, mesmo que o problema seja só meu, eu nunca estarei sozinha haverá um pessoa a dizer algo, que dê um insight, as páginas dos livros abrirão nas palavras certas, as músicas virão para levantar e muitos sinais surgirão para mostrar que a vida continua e vale a pena continuar.

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.