Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

NOITES ESCURAS DA ALMA

NOITES ESCURAS DA ALMA
Elaine Araújo
mar. 20 - 4 min de leitura
020

Noites escuras da alma são os sofrimentos pelo qual todos nós passamos, as noites escuras da alma chegam para todos e não depende da nossa vontade, somente depende de nós estarmos preparados, para transitarmos de forma mais tranquila e sensata por elas.

As noites escuras da alma nos tornam pessoas muito mais humanas, mais amorosas, mais compassivas umas com as outras.

A vida não é fácil para ninguém. Olinda Guedes

Em algumas épocas a vida é muito mais difícil.

Percebemos as noites escuras exatamente quando percebemos que algo não está de acordo com o contexto, ou seja, parece que estamos no meio de uma tempestade, parece que existe uma grande nuvem negra em cima de nós, percebe-se que o momento é muito difícil.

As noites escuras da alma são oportunidades de grande transformação em nossa vida.

São momentos de muita angústia, ansiedade e de muita solidão.

Quando atravessamos as noites escuras da alma, por mais pessoas que estejam ao nosso lado, sempre achamos que estamos sozinhos, como se estivéssemos atravessando um deserto pessoal.

Dentro da condição humana nós passamos por noites escuras, porque são momentos, fases da vida que mergulhamos em memórias pessoais e transgeracionais.

As noites escuras da alma, são caracterizadas por memórias trangeracionais, pois em algum momento da vida a pessoa percebe algo que lhe acontece, algo que em outros momentos a pessoa resolveu sem dificuldades, mas neste momento o mesmo fato de repente torna-se um gatilho para gerar um grande sofrimento e traz à tona memórias que estavam guardadas por muito tempo.

Muitas vezes memórias de escassez, memórias de fome, memórias de grandes perdas, memórias de injustiças financeiras entre outras.

As respostas emocionais acabam sendo desproporcionais ao contexto e assim podem até se tornar sintomas psicóticos.

Sintomas psicóticos são memórias verdadeiras que aconteceram em um outro espaço e em um outro tempo.

Se fizermos uma pesquisa da história de vida da pessoa que está passando por este sintoma, se fizermos uma pesquisa sobre seus antepassados, se fizermos uma pesquisa sobre sua árvore genealógica familiar, perceberemos vários episódios tais como: pessoas que foram envenenadas, pessoas que foram capturadas, muitos sofrimentos.

Estas memórias são antepassadas, mas, chegam até a pessoa inconscientemente e estas memórias precisam serem vistas com empatia, com amor.

Precisam serem acolhidas em um lugar especial no coração das pessoas que convivem e pelo terapeuta que será destinado a este caso e assim tratar deste sintoma para se alcançar a cura.

Este terapeuta precisa trabalhar de forma sistêmica e sensorial, para que se alcance a cura.

Toda doença tem cura do ponto de vista sistêmico.

Logicamente que se a pessoa já faz acompanhamento com medicamentos alopáticos deve continuar, e a terapia sistêmica sensorial trabalhará junto para chegar ao melhor resultado.

Para que as pessoas se sintam acolhidas, aliviadas precisam se sentir compreendidas, precisam perceber o movimento do “eu vejo você”.

É preciso que a pessoa seja olhada com carinho, com amor,  com empatia e com respeito.

A constelação sistêmica irá fazer com que a pessoa olhe e perceba com quem foi, com quem aconteceu e se foi verdade o que aconteceu.

Assim, o indivíduo mostrará para o sistema que pode chegar a cura e finalmente se libertará do sintoma.

Tudo que acontece ou já aconteceu em nossa vida é devido ao nosso destino.

Por isso terapia é fundamental para nos autoconhecer e passamos a ser humildes e assim passamos a compreender muitos movimentos que acontecem.

Porque muitas vezes não depende de nós, pois muitos acontecimentos já aconteceram muito lá atrás com nossos avós, com nossas bisavós e estamos apenas colhendo os frutos destes acontecimentos.

Nossos filhos, netos, nossos descendentes dependerão muito de como conduziremos nossas vidas.

Os sofrimentos são oportunidades que a vida traz para nós. Olinda Guedes

A vida boa é para todos e as noites escuras da alma também chegam para todos. Elas são oportunidades de cura, de libertação e de transformação.

Cada sistema familiar tem pessoas especiais que trabalham para ele, pois ajudam estes sistemas seguirem livres pela vida, estas pessoas precisam ser cuidadas com muito amor e respeito.

Mas infelizmente acabam sendo excluídas pelas pessoas dos sistemas por falta de compreensão, falta de compaixão e benevolência.

 

 

 

 

 

 

 

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.