Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

NOITES ESCURAS DA ALMA

NOITES ESCURAS DA ALMA
Jucimaria Duarte
ago. 29 - 2 min de leitura
020

A vida sempre nos surpreende, muitas vezes temos de enfrentar situações conflituosas e desafiadoras, e de repente, tudo se apaga e nos deparamos com a escuridão. Esses momentos de trevas, nos assustam e nos fazem perder o pique e a força para continuar a viver.

No meu sistema familiar materno, muitas pessoas são vítimas da depressão, a qual é caracterizada como uma doença psiquiátrica crônica. Minha tia avó, minha mãe, minha irmã, minha tia, primos. A tristeza profunda traz desesperança e a vida se torna sem sentido para essas pessoas.

Na verdade, na minha adolescência, a depressão me dominou e, pior, desencadeou-se também a síndrome do pânico. Meus dias já não tinham mais cor, uma boa notícia não alterava meu humor, e a falta de prazer se tornou recorrente. Resumia-me apenas em realizar as obrigações simples, como limpar a casa e  estudar (mas sem nenhuma motivação). Eu sentia uma profunda tristeza, não sentia paz, não sentia amor, e perdi o sentido de viver.

Desta forma, a depressão me paralisou por quase 2 anos. Naquela época, não se ouvia falar muito a respeito desta doença, por isso, não tive apoio psicológico, ou sequer um tratamento adequado. Lembro que meu pai me levou a um médico, e este disse que eu estava com "estafa", um termo utilizado na época. Tomei medicação por um período curto, e a doença foi se dissipando aos poucos.

A necessidade de buscar pela minha alma, perdida na escuridão, e referindo-me a um contexto católico –  pedia a Deus em minhas orações, para me livrar daquela dor.  Milagre? Não sei... fui voltando devagar para a vida, mas ainda carregando dores.

Hoje conheço as Constelações Sistêmicas, e aprendi que ninguém está livre das noites escuras da alma, e que a nossa vida é muito mais consequência da vida dos nossos antepassados do que a nossa própria vida.

Depende de nós, buscarmos estes conhecimentos e entendermos a Constelação Familiar - pois as noites escuras da alma são momentos em que mergulhamos em memórias pessoais e transgeracionais - e, dessa forma, daremos oportunidades para as grandes transmutações e curas em nossa vida e no nosso sistema.

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.