Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

O AMOR INOCENTE - O AMOR DA CRIANÇA

O AMOR INOCENTE - O AMOR DA CRIANÇA
Beatriz Alves Neves
jun. 16 - 4 min de leitura
000

Relato de vida dos pais Aula 06-Módulo 03 (O amor inocente,o amor da criança)

Meus pai, filho de Epaminondas, homem honesto, sistemático, artesão, bom pai. Neto de Marcolina que morreu em um desabamento de sua casa durante um temporal. Sua mãe, Maria do Rosário, era professora e caprichosa dona de casa, bordava muito bem e fazia quitandas maravilhosas.

Era anfitriã nas festas religiosas ,recebia padres e bispos na sua casa. Era rígida e brava, não era tão carinhosa com os filhos. Contava que foi uma criança muito chorona e nunca se deu bem com o irmão Lúcio, se referia à irmã Iaiá com muitos risos e admiração. Sobre Das Dores, irmã mais velha sempre teve muito respeito e gratidão e da sua irmã mais nova Lourdinha sempre falou pouco.

Adolescente, foi estudar em outra cidade, mais tarde aprendeu a profissão de dentista prático ,ainda muito jovem foi trabalhar em outro município onde se apaixonou com uma moça e começaram um namoro. Essa história teve fim após falas de traição por parte dela. Meu pai foi embora e abandonou também sua profissão.

Mais tarde casou-se com minha mãe ,tiveram três filhos e um relacionamento cheio de altos e baixos. Vida financeira instável, busca pelo álcool, pouca alegria ,agressividade. Acredito que carregou a dor por ter julgado a ex -namorada que amava.

Por muito tempo eu não consegui ver o lado carinhoso e esforçado do meu pai.

Minha mãe vem de família grande,16 irmãos e um não nascido. Foi criada na roça, filha de Ângelo, homem ativo, bravo, forte, negociante que cresceu financeiramente. A avó Mariana deixou sua fama de brava e grosseira. Sua mãe Hilda sempre bondosa e dócil ,casou-se muito jovem, aos 16 anos, trouxe com ela uma estória de ter perdido a mãe quando criancinha, com apensa 05 anos. Vó Luíza da minha mãe morreu no parto juntamente com seu filhinho e deixou essas crianças com o pai morando em lugar isolado e frio, à beira de um córrego onde não havia ponte dificultando o acesso à estrada de terra.

Essas crianças ficaram órfãs de mãe, uma delas mais tarde teve depressão e surto mental.

Minha mãe cresceu com vida financeira tranquila, casa farta com muitos funcionários mas os irmão  não tinham liberdade com o pai, tinham medo dele. Estudou magistério e letras, casou-se com meu pai mas também teve um amor não realizado. Sempre foi mais calada, tímida, era linda. A diferença de idade entre ela e uma irmã diz que são gemelares e essa relação teve ciúmes vida a fora. O casamento com meu pai foi cheio de ruídos, insatisfações, vida financeira insatisfatória.

Minha mãe trabalhava muito e eu sentia muita falta dela.

Agora me dou conta que passei muito tempo na escassez, relacionamentos frios, eu não me entrego para o amor ,casei para ter uma família, para preencher um vazio, por medo da solidão e não por amor.  Meus filhos também  viveram essa experiência de pais com relacionamento não tão bom porque repeti esse padrão.

Como meu pai e minha mãe repeti uma relação distante com minha irmã. Até então vivia no não merecimento ,levando uma vida com muita seriedade e poucas alegrias. Agora entendo que escolhi fazer faculdade de odontologia para satisfazer o sonho de minha mãe e dar continuidade à profissão interrompida do meu pai.

Francisca Beatriz Alves Neves- Formação Real Constelação Sistêmica

Módulo 03- aula06(O amor inocente, o amor da criança)

#modulo03 #amorinocentedacrianca #modulo03aula06 #amorinocente #amordacriança

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.