Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

O CASAL EM HARMONIA

O CASAL EM HARMONIA
Maria de Lourdes Pereira Diedrichs
jul. 9 - 3 min de leitura
000

Quando um homem e uma mulher decidem dar início a um relacionamento de casal devem levar em conta o que cada um traz consigo: suas bagagens emocionais, suas vivências e suas memórias transgeracionais. O relacionamento do casal é grande e muito importante, sendo que é dele que a vida é passada adiante.

Vindo de famílias diferentes, cada um traz consigo para o novo relacionamento seus valores, hábitos e crenças. Cada cônjuge deve estar atento e enxergar que vêm de famílias diferentes, que são igualmente boas e têm o mesmo valor. Com esse olhar torna-se mais fácil criar um novo núcleo familiar, tendo sua base nas origens, mas também com a possibilidade de experimentar o diferente. 

Cada cônjuge deve respeitar a origem um do outro e, com muita honra e amor, despedir-se de suas famílias de origem para que deem início a um novo começo.

A querida mestra Olinda nos diz, em seu livro 'Além do Aparente', que o sucesso no relacionamento conjugal é “eu tomei e recebi o suficiente da vida, portanto eu posso servir.” “Eu me proporciono alegria verdadeira, por isso eu posso alegrar-me com o outro, posso ajudar o outro a viver a sua felicidade.”

Outro fato muito importante que deve ser levado em conta é que o homem é diferente da mulher em todos os sentidos, e vice-versa, portanto os dois devem desistir da ideia de que um é melhor do que outro para que haja prosperidade no relacionamento.

Deve-se aceitar o parceiro como ele é, bem como sua família de origem, pois assim aumenta a segurança dentro do relacionamento e o casal cresce. Quando isso não acontece, a seguinte mensagem é passada: “Você não é suficiente para mim.

Eu ainda espero alguém melhor que você.”

Dentro do relacionamento de casal deve-se estar equilibrado o dar e tomar, assim como cada um deve estar ciente de que tudo o que acontece é de responsabilidade de ambas as partes em igual porcentagem, sendo 50% de cada um.

Quando a relação do casal chega ao fim, o terapeuta sistêmico pode utilizar as falas de cura, de solução, utilizando-as de acordo com a necessidade que se apresentar.

Segue alguns exemplos de falas:

 “Eu sinto muito pelo que aconteceu”; "Você foi muito importante pra mim”; “Eu não consegui lidar com o que aconteceu”; "Hoje são outros tempos”; “Fico com 50% do que deu certo e errado e deixo você com 50% do que deu certo e errado no nosso relacionamento”; “Eu te libero para viver sua vida plenamente feliz e te peço que me libere também”; "Eu sinto muito se causei alguma mágoa”; “Você foi muito importante para mim”.

             

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.