Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

O CORPO FALA

O CORPO FALA
Fabiana Zappielo
jul. 25 - 3 min de leitura
0180

 

A cada instante ele fala, e é preciso leva-lo a sério. Tudo tem um significado, e é preciso olhar o todo, não somente o sintoma, não somente o cliente, mas o todo.

Por meio de uma abordagem sistêmica é possível identificar, através da linguagem corporal do sintoma, o que necessita ser olhado, ressignificado, solucionado. Por vezes será necessário também algum outro tratamento em paralelo e até mesmo medicamentos, mas enquanto não se resolve as questões que estão ‘debaixo do tapete’ e se leva a sério o que o corpo está dizendo, o sintoma não vai embora.

Todo o nosso corpo tem significado, cada sintoma tem significado. Observando esses sintomas e significados e o que o sintoma pede e exige que se faça nesta parte do corpo, a cura e a remissão chegam.

Experienciar este movimento faz a diferença, faz o milagre. É um trabalho fenomenológico, de cura não só daquele que procura o trabalho da abordagem sistêmica, mas de todos com os quais ele se relaciona.

Alguém que carrega um sintoma, não o faz porque quer. Está carregando um sintoma porque o sistema impõe, porém a cura é porque ela faz como opção dela se curar.

Alguém está doente porque o sintoma exige e alguém se cura porque faz o que é necessário.  

Analisando tudo isto podemos então nos perguntar a nós mesmos: o que o sintoma pede de mim? O que ele exige de mim? O que o meu corpo pede que eu leve a sério? E o que eu estou disposta a fazer?

Um sintoma só se cura quando a pessoa leva a sério os seus sinais. Um corpo só estabelece o seu equilíbrio quando é levado a sério, quando é devolvido a esse corpo a alegria, a consideração, o respeito que ele precisa. Quando tudo isso for devolvido a esse corpo, o sintoma vai embora.

No livro ‘A verdade sobre o sofrimento humano’ de Olinda Guedes, eu li algo que me impactou:

‘um sintoma é sempre uma benção, uma oportunidade de completar-se (...) a condição para a cura é concordar com o sintoma’

A partir destes estudos passei a olhar para os meus sintomas como benção, como que eles me dissessem: olhe para mim, perceba-me.

O corpo fala, basta ouvirmos o que ele quer nos comunicar.

Agora eu sei. O processo de cura está acontecendo.

 

Fabiana Zappielo

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    0180

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.