Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

O CORPO FALA E VOCÊ PRECISA LEVAR A SÉRIO

O CORPO FALA E VOCÊ PRECISA LEVAR A SÉRIO
Fabiana Judite Nascimento Beloti
jun. 20 - 2 min de leitura
000

A doença é o estado do ser humano que indica que na sua consciência, a pessoa não está mais em ordem, ou seja, sua consciência registra que não há harmonia.

O corpo é a nossa memória mais arcaica. Nele nada é esquecido, cada acontecimento vivido, particularmente na 1ª infância e também na vida adulta deixa a sua marca profunda.

As constelações  sistêmicas  têm um enfoque para as doenças. Dentro de uma rede familiar, considerando todos os acontecimentos que ocorreram até a geração atual, pode ser que a doença apareça nas gerações posteriores através da identificação, lealdade, repetição de uma situação, exclusão ou dificuldade passada.

Nesse caso, essa lealdade nos coloca a repetir o destino difícil de algum familiar.

Repetimos inconscientemente, motivados principalmente pelos vínculos que temos com os integrantes do nosso sistema. Do quão ligados afetivamente à nossa família nós somos de forma racional; também podemos nos identificar diretamente com uma questão de saúde de um familiar próximo, em especial Tataravós, Bisavós e avós.

Temos a impressão de que o doente, por meio de seus sintomas, faz lembrar a pessoa excluída. Ele está vinculado pelo amor enquanto outros membros da família recusam ou reprimem o amor e o reconhecimento. A constelação da doença ou do sintoma, em relação com o paciente ou com sua família, consegue trazer à luz essas conexões que geralmente são inconscientes.

O olhar da constelação para a saúde permite que o essencial transpareça e libere a pessoa para uma vida mais leve e consciente dos seus vínculos familiares.

Nesse sentido, cada sintoma que nos acomete é uma fala do corpo para nós. Se lermos com a devida atenção o que o corpo fala, acessaremos a solução e talvez a cura, nomeada como o desaparecimento dos sintomas.

Se muitas vezes silenciamos essa voz com remédio, ainda que haja uma cura momentânea, posteriormente algo volta a se manifestar.

Entendemos que a cura acontece quando o paciente internamente permite a si mesmo o movimento de cura. Isto é, quando ele ouve e se apropria da mensagem que as doenças sistêmicas transmitem.

Precisamos acolher tudo que entra em nosso contexto com amor, entendendo que aquilo se torna necessário naquele momento. Assim, quem sabe o sintoma, após cumprir sua função, pode se retirar em paz.

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.